sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

A Austrália tenta integrar o ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mas a candidatura está a ser ensombrada por mais um escândalo de abusos sexuais dentro dos centro de refugiados nas Ilhas do Pacífico, para onde são enviados os migrantes que tentam entrar em território australiano.

Desta vez, uma uma migrante somali de 23 anos garante ter sido violada em julho no centro de Nauru, onde terá pedido para interromper a gravidez. Na semana passada, chegou a ser transferida para Sidnei para fazer o aborto, mas à última hora ter-se-á arrependido e recusado a intervenção - segundo as autoridades australianas.

O caso que está a chocar o país levou centenas de pessoas às ruas da capital em protesto contra a política de migração do Governo australiano e os centros de detenção nas ilhas do Pacífico.

A tensão subiu depois de vários relatórios das Nações Unidas denunciarem uma série de abusos sistémicos nos centros de detenção de migrantes, isto enquanto o país tenta, pela primeira vez, integrar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados para um mandato de dois anos, de 2018 a 2020.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.