sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

A Austrália tenta integrar o ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mas a candidatura está a ser ensombrada por mais um escândalo de abusos sexuais dentro dos centro de refugiados nas Ilhas do Pacífico, para onde são enviados os migrantes que tentam entrar em território australiano.

Desta vez, uma uma migrante somali de 23 anos garante ter sido violada em julho no centro de Nauru, onde terá pedido para interromper a gravidez. Na semana passada, chegou a ser transferida para Sidnei para fazer o aborto, mas à última hora ter-se-á arrependido e recusado a intervenção - segundo as autoridades australianas.

O caso que está a chocar o país levou centenas de pessoas às ruas da capital em protesto contra a política de migração do Governo australiano e os centros de detenção nas ilhas do Pacífico.

A tensão subiu depois de vários relatórios das Nações Unidas denunciarem uma série de abusos sistémicos nos centros de detenção de migrantes, isto enquanto o país tenta, pela primeira vez, integrar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados para um mandato de dois anos, de 2018 a 2020.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.