sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

A Austrália tenta integrar o ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mas a candidatura está a ser ensombrada por mais um escândalo de abusos sexuais dentro dos centro de refugiados nas Ilhas do Pacífico, para onde são enviados os migrantes que tentam entrar em território australiano.

Desta vez, uma uma migrante somali de 23 anos garante ter sido violada em julho no centro de Nauru, onde terá pedido para interromper a gravidez. Na semana passada, chegou a ser transferida para Sidnei para fazer o aborto, mas à última hora ter-se-á arrependido e recusado a intervenção - segundo as autoridades australianas.

O caso que está a chocar o país levou centenas de pessoas às ruas da capital em protesto contra a política de migração do Governo australiano e os centros de detenção nas ilhas do Pacífico.

A tensão subiu depois de vários relatórios das Nações Unidas denunciarem uma série de abusos sistémicos nos centros de detenção de migrantes, isto enquanto o país tenta, pela primeira vez, integrar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados para um mandato de dois anos, de 2018 a 2020.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57