sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

Candidatura da Austrália ao ACNUR ensombrada por escândalo

A Austrália tenta integrar o ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mas a candidatura está a ser ensombrada por mais um escândalo de abusos sexuais dentro dos centro de refugiados nas Ilhas do Pacífico, para onde são enviados os migrantes que tentam entrar em território australiano.

Desta vez, uma uma migrante somali de 23 anos garante ter sido violada em julho no centro de Nauru, onde terá pedido para interromper a gravidez. Na semana passada, chegou a ser transferida para Sidnei para fazer o aborto, mas à última hora ter-se-á arrependido e recusado a intervenção - segundo as autoridades australianas.

O caso que está a chocar o país levou centenas de pessoas às ruas da capital em protesto contra a política de migração do Governo australiano e os centros de detenção nas ilhas do Pacífico.

A tensão subiu depois de vários relatórios das Nações Unidas denunciarem uma série de abusos sistémicos nos centros de detenção de migrantes, isto enquanto o país tenta, pela primeira vez, integrar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados para um mandato de dois anos, de 2018 a 2020.

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00
  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.