sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Noruega trava entrada de sírios que já tenham autorização para ficar na Rússia

A Noruega vai começar a devolver à Rússia os pedidos de asilo de estrangeiros, principalmente sírios, que já têm uma autorização de residência naquele país e querem entrar no país nórdico, anunciou o governo norueguês.

Reuters

Reuters

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

De acordo com a polícia norueguesa, cerca de 1600 pessoas entraram no reino escandinavo desde o início do ano através da fronteira com a Rússia, no Ártico, uma rota menos perigosa do que através do Mediterrâneo.

Cerca de três quartos destes requerentes de asilo são sírios que dizem estar a fugir ao conflito no seu país, mas entre 20 a 30% destas pessoas já tinham uma autorização de residência ou um visto para viverem na Rússia.

Citando um acordo assinado com Moscovo em 2007, o ministro da Justiça, Anders Anundsen, anunciou hoje que ordenou às autoridades da imigração para darem prioridade aos pedidos de requerentes de asilo com dupla nacionalidade, uma autorização de residência ou um visto russo.

As pessoas que não precisam de proteção podem rapidamente regressar à Rússia, mesmo sem uma revisão dos seus pedidos de asilo, de acordo com uma circular que pretende travar a entrada de estrangeiros que já estejam legalmente na Rússia.

A maioria dos sírios que pedem asilo à Noruega apanham um avião em Beirute, que os leva até Moscovo, mas que permite a passagem até Mourmansk, no noroeste da Rússia, perto da fronteira com a Noruega, evitando assim os perigos da travessia por Mediterrâneo, mas obrigando a uma viagem mas longa a pé e já com temperaturas perto do zero.

No total, a Noruega espera receber até 25 mil requerentes de asilo este ano, principalmente através da Suécia.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00