sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

"Portugal solidário" em dez cidades portuguesas para ajudar refugiados

Dez cidades portuguesas são palco, no domingo, de outros tantos concertos, no âmbito da iniciativa "Portugal solidário", cuja receita de bilheteira reverte para a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e para o Conselho Português para os Refugiados (CPR).

© Dado Ruvic / Reuters

Promovida por jovens de escolas de música locais, a "Portugal solidário" reúne instrumentalistas, solistas, coros e orquestras, e vai decorrer no continente, Açores e Madeira, segundo os organizadores.

Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, Helder Moutinho, António Victorino d'Almeida, Tiago Bettencourt, Viviane, Ala dos Namorados, Tito Paris, Carlos Guilherme, Mísia, Maria João e Mário Laginha, Ricardo Ribeiro, Vitorino, Mafalda Arnauth, Zeca Medeiros e Rita Redshoes são alguns dos artistas que aderiram à iniciativa de forma "absolutamente desinteressada", acrescenta a organização.

Faro (Teatro das Figuras), Elvas (Cine-Teatro), Lisboa (Aula Magna), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Covilhã (Teatro Municipal), Espinho (Auditório - Academia de Música), Lamego (Teatro Ribeiro Conceição), Bragança (Teatro Municipal), Funchal (Teatro Baltazar Dias) e Ponta Delgada (Portas do Mar) são as cidades onde decorrerão os concertos, que têm um custo de ingresso de dez euros.

"Consciencializar as pessoas para a dimensão da catástrofe humana dos refugiados" e refletir sobre a "grande crise de valores" que a Europa atravessa, sem que possa "ficar indiferente" à situação, são, segundo a organização, objetivos da iniciativa.

Através dos contactos das escolas de música foi também criada uma rede para recolha de vestuário, calçado e mantimentos, a enviar para os centros de acolhimento e registo dos refugiados na zona da Croácia, Eslovénia, Hungria, em articulação com a Cruz Vermelha, segundo a organização.

No domingo, nos auditórios onde vão decorrer os concertos, serão também recolhidos bens e alimentos.

Também no domingo, no Porto, a Casa da Música e o Hard Club serão palco de dois concertos cujas receitas de bilheteira vão reverter para o CPR.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47