sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Refugiados são outro lado da globalização, diz Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o afluxo de requerentes de asilo na Alemanha é outra manifestação da globalização, da qual o seu país beneficiou largamente quando se tratou de conquistar novos mercados de exportação.

Reuters

Reuters

© Fabrizio Bensch / Reuters

"A vossa experiência da globalização até agora era: a nossa economia vai para outros países, instala fábricas, vende produtos e o balanço é positivo para o emprego na Alemanha e para as nossas empresas", declarou Merkel no congresso do sindicato IG Metall em Frankfurt (oeste).

A primeira economia europeia, durante muito tempo campeã do mundo do comércio externo, exporta mais de 100 mil milhões de euros mensalmente e durante décadas foi isso que impulsionou o seu crescimento.

"Agora assistimos a um movimento inverso: é a globalização que vem até nós", adiantou a chanceler, que abriu a porta a centenas de milhares de refugiados que chegam à Europa.

"O que pensaríamos estar longe", por exemplo a guerra que devasta a Síria ou o caos em que a Líbia mergulhou, "torna-se concreto para nós sob a forma de refugiados, devemos aprender a gerir isso", defendeu.

Merkel insistiu que a Alemanha deve "aceitar um certo grau de imigração legal". Ainda que a chegada em massa de migrantes coloque a Europa e a Alemanha perante "grandes desafios".

"Para mim, é óbvio dizer 'vamos conseguir'", disse ainda.

A Alemanha calcula receber este ano pelo menos 800.000 requerentes de asilo.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42