sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Refugiados são outro lado da globalização, diz Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o afluxo de requerentes de asilo na Alemanha é outra manifestação da globalização, da qual o seu país beneficiou largamente quando se tratou de conquistar novos mercados de exportação.

Reuters

Reuters

© Fabrizio Bensch / Reuters

"A vossa experiência da globalização até agora era: a nossa economia vai para outros países, instala fábricas, vende produtos e o balanço é positivo para o emprego na Alemanha e para as nossas empresas", declarou Merkel no congresso do sindicato IG Metall em Frankfurt (oeste).

A primeira economia europeia, durante muito tempo campeã do mundo do comércio externo, exporta mais de 100 mil milhões de euros mensalmente e durante décadas foi isso que impulsionou o seu crescimento.

"Agora assistimos a um movimento inverso: é a globalização que vem até nós", adiantou a chanceler, que abriu a porta a centenas de milhares de refugiados que chegam à Europa.

"O que pensaríamos estar longe", por exemplo a guerra que devasta a Síria ou o caos em que a Líbia mergulhou, "torna-se concreto para nós sob a forma de refugiados, devemos aprender a gerir isso", defendeu.

Merkel insistiu que a Alemanha deve "aceitar um certo grau de imigração legal". Ainda que a chegada em massa de migrantes coloque a Europa e a Alemanha perante "grandes desafios".

"Para mim, é óbvio dizer 'vamos conseguir'", disse ainda.

A Alemanha calcula receber este ano pelo menos 800.000 requerentes de asilo.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.