sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Refugiados são outro lado da globalização, diz Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o afluxo de requerentes de asilo na Alemanha é outra manifestação da globalização, da qual o seu país beneficiou largamente quando se tratou de conquistar novos mercados de exportação.

Reuters

Reuters

© Fabrizio Bensch / Reuters

"A vossa experiência da globalização até agora era: a nossa economia vai para outros países, instala fábricas, vende produtos e o balanço é positivo para o emprego na Alemanha e para as nossas empresas", declarou Merkel no congresso do sindicato IG Metall em Frankfurt (oeste).

A primeira economia europeia, durante muito tempo campeã do mundo do comércio externo, exporta mais de 100 mil milhões de euros mensalmente e durante décadas foi isso que impulsionou o seu crescimento.

"Agora assistimos a um movimento inverso: é a globalização que vem até nós", adiantou a chanceler, que abriu a porta a centenas de milhares de refugiados que chegam à Europa.

"O que pensaríamos estar longe", por exemplo a guerra que devasta a Síria ou o caos em que a Líbia mergulhou, "torna-se concreto para nós sob a forma de refugiados, devemos aprender a gerir isso", defendeu.

Merkel insistiu que a Alemanha deve "aceitar um certo grau de imigração legal". Ainda que a chegada em massa de migrantes coloque a Europa e a Alemanha perante "grandes desafios".

"Para mim, é óbvio dizer 'vamos conseguir'", disse ainda.

A Alemanha calcula receber este ano pelo menos 800.000 requerentes de asilo.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.