sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ministra austríaca pede reforço da segurança nas fronteiras externas da União Europeia

A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, pediu hoje o reforço da segurança nas fronteiras externas da União Europeia (UE) e a construção de uma "Fortaleza Europa" face ao fluxo em massa de refugiados.

Daniel Karmann

"Temos que construir uma `Fortaleza Europa´", disse a política democrata-cristã, na localidade austríaca de Spielfeld, na fronteira com a Eslovénia, onde visitou um local de acolhimento de refugiados, juntamente com o ministro da Defesa, o social-democrata Gerald Klug, informou hoje a agência de notícias austríaca APA.

Segundo a APA, é a primeira vez que alguém dá uma conotação positiva ao termo "Fortaleza Europa", ao usá-lo para definir uma meta a alcançar.

A origem do termo vem da época da II Guerra Mundial, quando era usada para se referir às zonas ocupadas pelo regime nazi, e logo foi convertida pelos meios de comunicação numa definição crítica da política da UE de endurecer a restrição à entrada dos migrantes e refugiados.

Além do fortalecimento das fronteiras, Mikl-Leitner sublinhou a necessidade de se estabelecer "hotspots" -- centros de acolhimento e registo de migrantes nos países comunitários com fronteiras externas - e de dividir os aspirantes a asilo por toda a UE e advertiu que , se não for melhorada a defesa das fronteiras exteriores, não será possível controlar a situação a médio prazo.

A ministra declarou que na fronteira de Spielfeld é esperada a chegada de cerca de 10 mil refugiados da Eslovénia na tarde e noite de hoje, o que requererá o apoio de pelo menos 900 polícias e soldados.

No entanto, disse que não é possível deter unicamente com medidas policiais milhares de pessoas que fogem de conflitos violentos em países como a Síria, Afeganistão, Iraque e Eritreia e que buscam um lugar seguro para viver na Europa.

Desde 5 de setembro passado, quando começou a entrada de dezenas de milhares de refugiados no país, a Áustria mantém uma política de portas abertas para estas pessoas, que usam o seu território para alcançar a Alemanha.

Como apenas uma minoria dos refugiados pedem asilo à Áustria, o chanceler austríaco, Werner Faymann, coordenou-se com a sua homóloga alemã, Angela Merkel, para dar passagem aos refugiados pelo seu país.

No final de setembro, com o reforço dos controles de fronteira entre a Alemanha e a Áustria, também os austríacos ordenaram um maior controlo nas fronteiras com a Eslovénia e Hungria, mas sem chegar a proibir a entrada dos migrantes.

Nem a Alemanha e nem a Áustria tem fronteiras externas na UE.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC