sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia não exclui construção de vedação se apoio europeu falhar

​A Eslovénia não exclui a possibilidade de construir uma vedação para impedir a entrada de imigrantes se a União Europeia não lhe prestar o apoio suficiente, anunciou o primeiro-ministro Miro Cerar.

© Antonio Bronic / Reuters

"Estamos também a considerar esta opção, mas o momento ainda não chegou. Ainda esperamos uma solução europeia mas, se perdermos a esperança a esse nível, se no domingo não obtivermos [apoio] suficiente, então tudo será possível porque seremos deixados sozinhos", declarou à televisão pública na noite de quinta-feira.

O primeiro-ministro sublinhou que a construção de tal vedação na fronteira com a croácia é vista como um último recurso, até por motivos operacionais.

"A fronteira com a Croácia é longa (670 quilómetros) e erguer uma vedação seria muito complicado. E mesmo sendo construída, é preciso que a polícia e o exército a guardem permanentemente para evitar que seja atravessada ilegalmente", explicou.

A Eslovénia espera obter, na cimeira UE-Balcãs sobre a crise de migrantes, no domingo, em Bruxelas, ajuda financeira de 140 milhões de euros, bem como apoio logístico e de recursos humanos para fazer face ao fluxo de migrantes que chegam ao país.

Desde 17 de outubro, e até quinta-feira à noite, 38.600 migrantes entraram na Eslovénia, desviadas pelo encerramento da fronteira da Hungria com a Croácia.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Claramente que há mandantes e que foi uma operação organizada"
    4:14

    Crise no Sporting

    Os 23 detidos por suspeitas de terem participado no ataque à Academia de Alcochete ficaram em prisão preventiva. Miguel Sousa Tavares considera que a decisão "é mais para ser exemplar". O comentador da SIC acredita que há mandantes e que esta foi uma "operação organizada". Sousa Tavares diz ainda que os "políticos não têm coragem para impor as leis" e que em Portugal "brinca-se com a lei".

    Miguel Sousa Tavares

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20