sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Evacuado último acampamento de migrantes em Paris

Mais de 700 migrantes começaram hoje a ser retirados de uma escola desativada em Paris onde estavam a viver desde o verão em condições insalubres, sendo agora transportados para abrigos.

© Philippe Wojazer / Reuters

A operação, que contou com um forte dispositivo de segurança, decorreu de forma pacífica, com o acompanhamento de assistentes sociais e de agentes dos serviços de imigração.

Segundo a AFP, 26 autocarros foram mobilizados para os transportar para os 900 espaços de acolhimento.

O edifício escolar foi ocupado a 31 de julho por migrantes, com a população a crescer rapidamente: de uma centena em agosto, passaram a 700 em setembro, a maioria homens sudaneses, afegãos e eritreus, mas também algumas mulheres.

A 26 de setembro, a Justiça deu um mês aos ocupantes para abandonarem o local.

Esta escola acolhia o último grande acampamento de migrantes em Paris, após a evacuação de uma linha de metro de superfície no norte da capital, no início de junho, e de uma zona junto à estação de Austerlitz, em setembro. Desde então, cerca de 2.200 pessoas foram alojadas pelo Estado.

Lusa

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.