sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Evacuado último acampamento de migrantes em Paris

Mais de 700 migrantes começaram hoje a ser retirados de uma escola desativada em Paris onde estavam a viver desde o verão em condições insalubres, sendo agora transportados para abrigos.

© Philippe Wojazer / Reuters

A operação, que contou com um forte dispositivo de segurança, decorreu de forma pacífica, com o acompanhamento de assistentes sociais e de agentes dos serviços de imigração.

Segundo a AFP, 26 autocarros foram mobilizados para os transportar para os 900 espaços de acolhimento.

O edifício escolar foi ocupado a 31 de julho por migrantes, com a população a crescer rapidamente: de uma centena em agosto, passaram a 700 em setembro, a maioria homens sudaneses, afegãos e eritreus, mas também algumas mulheres.

A 26 de setembro, a Justiça deu um mês aos ocupantes para abandonarem o local.

Esta escola acolhia o último grande acampamento de migrantes em Paris, após a evacuação de uma linha de metro de superfície no norte da capital, no início de junho, e de uma zona junto à estação de Austerlitz, em setembro. Desde então, cerca de 2.200 pessoas foram alojadas pelo Estado.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19