Líderes dos Balcãs e Comissão Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas
25.10.2015 09h50
A Comissão Europeia e líderes de 10 países reúnem-se hoje em Bruxelas para tentar definir medidas operacionais de resposta à crise dos refugiados na região dos Balcãs.

© Ognen Teofilovski / Reuters
A minicimeira, convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, contará com a presença de dirigentes da Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Eslovénia e ainda da Antiga República Jugoslava da Macedónia e da Sérvia, dois países que não são membros da União Europeia.
Estarão igualmente presentes o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a presidência luxemburguesa da União Europeia, o Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, a Agência europeia de vigilância das fronteiras (Frontex) e a Agência europeia para o asilo (EASO).
Juncker convocou a reunião considerando que "as semanas passadas demonstraram que o desafio não pode ser resolvido através de ações nacionais".
O executivo europeu pretende ver acordadas medidas operacionais, que sejam imediatamente executadas, face à situação de emergência vivida, em especial, no sudeste dos Balcãs.
Na terça-feira a União Europeia (UE) apelou para ajuda à Eslovénia, que após a instalação de barreiras anti-imigrantes pela Hungria se tornou, com a Sérvia e a Croácia, um dos principais países de trânsito dos migrantes que tentam alcançar o norte da Europa.
A UE, confrontada com a pior crise migratória desde o final da Segunda Guerra mundial, permanece dividida sobre a forma de responder ao fluxo de refugiados.
Lusa
Relacionados
-
Mais de 12.600 pessoas chegam à Eslovénia em 24 horas
Mais de 12.600 migrantes chegaram à Eslovénia nas últimas 24 horas, um valor recorde que ultrapassa o registado na Hungria em setembro, anunciou hoje a polícia eslovena.
-
Alemanha endurece regras de asilo face ao afluxo recorde de migrantes
O governo alemão aprovou hoje alterações às regras de asilo para fazer face ao importante aumento de refugiados, prevendo nomeadamente a limitação das condições para o acolhimento de imigrantes dos Balcãs e a redução de apoios sociais.
- 5:08
Fugir da guerra e encontrar as fronteiras fechadas
A Europa enfrenta actualmente um teste à capacidade de coesão e de acolhimento a milhares de pessoas que fogem de países em conflito. Só este ano já chegaram à União Europeia cerca de 470 mil refugiados. Na rota dos Balcãs encontraram na Hungria uma fronteira fechada a arame farpado e uma violência não admissível pela Convenção de Genebra de 1951, que protege quem foge de territórios em conflito.
- 1:25
Sérvia pede à UE plano para resolver fluxo migratório
O primeiro-ministro da Sérvia pede à União Europeia que faça um plano para lidar com o fluxo de migrantes naquela região dos balcãs. Aleksandar Vucic deixou ainda a garantia de que o país não vai fechar as fronteiras para impedir a entrada de migrantes.
Na Homepage
-
Veja aqui o Arsenal - Atlético Madrid
Acompanhe a transmissão da SIC da receção do Arsenal ao Atlético de Madrid, em Londres, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Direto
26.04.2018 às 19h55
- 0:54
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
- 0:20
-
Mulheres lembram-se melhor dos homens vistos como potenciais parceiros
Um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro revela que a memória "é mais eficaz" quando está em causa a seleção de um parceiro sexual, referiu esta quinta-feira fonte académica.
26.04.2018 às 18h22
- 1:42
- 1:27
- 3:03
- 1:30