sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker e chanceler austríaco dizem que as cercas não são bem vindas na UE

O presidente da Comissão Europeia e o chanceler austríaco avisaram hoje que as cercas não são bem vindas à União Europeia, depois de Viena sugerir uma barreira nas suas fronteiras com a Eslovénia para controlar a chegada de migrantes.

© Stoyan Nenov / Reuters

Jean-Claude Juncker e Werner Faymann "repetiram a posição comum de que as cercas não têm lugar na Europa", refere uma declaração dos dois, depois de os responsáveis políticos terem falado ao telefone sobre os últimos acontecimentos na crise dos refugiados.

A Áustria e a Eslovénia tornaram-se pontos-chave na deslocação de milhares de refugiados e migrantes que procuram chegar ao norte da Europa antes do inverno.

O ministro do Interior alemão, Thomas Maizière, acusou hoje a Áustria de enviar milhares de migrantes para a Alemanha sem informar Berlim, referindo ser um comportamento "incorreto" das autoridades austríacas e que deve mudar "imediatamente".

"O comportamento da Áustria nos últimos dias não está a ser correto (...). Nós reclamamos que os refugiados, sem aviso prévio, são conduzidos depois de cair a noite a diferentes lugares e chegam à fronteira alemã sem qualquer preparação ou medida de precaução", disse o ministro à imprensa.

A Baviera, região de fronteira com a Áustria por onde passam a maior parte dos migrantes que desejam chegar à Alemanha, tem acusado Viena, nos últimos dias, de levar sem aviso milhares de pessoas para a fronteira, onde a polícia se encontra sobrecarregada.

A Áustria, que vê o fluxo de milhares de migrantes chegar aos seus território depois de passar pelos Balcãs, disse que as autoridades bávaras limitam o acesso à Alemanha sem ter em conta as necessidades dos austríacos.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.