sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker e chanceler austríaco dizem que as cercas não são bem vindas na UE

O presidente da Comissão Europeia e o chanceler austríaco avisaram hoje que as cercas não são bem vindas à União Europeia, depois de Viena sugerir uma barreira nas suas fronteiras com a Eslovénia para controlar a chegada de migrantes.

© Stoyan Nenov / Reuters

Jean-Claude Juncker e Werner Faymann "repetiram a posição comum de que as cercas não têm lugar na Europa", refere uma declaração dos dois, depois de os responsáveis políticos terem falado ao telefone sobre os últimos acontecimentos na crise dos refugiados.

A Áustria e a Eslovénia tornaram-se pontos-chave na deslocação de milhares de refugiados e migrantes que procuram chegar ao norte da Europa antes do inverno.

O ministro do Interior alemão, Thomas Maizière, acusou hoje a Áustria de enviar milhares de migrantes para a Alemanha sem informar Berlim, referindo ser um comportamento "incorreto" das autoridades austríacas e que deve mudar "imediatamente".

"O comportamento da Áustria nos últimos dias não está a ser correto (...). Nós reclamamos que os refugiados, sem aviso prévio, são conduzidos depois de cair a noite a diferentes lugares e chegam à fronteira alemã sem qualquer preparação ou medida de precaução", disse o ministro à imprensa.

A Baviera, região de fronteira com a Áustria por onde passam a maior parte dos migrantes que desejam chegar à Alemanha, tem acusado Viena, nos últimos dias, de levar sem aviso milhares de pessoas para a fronteira, onde a polícia se encontra sobrecarregada.

A Áustria, que vê o fluxo de milhares de migrantes chegar aos seus território depois de passar pelos Balcãs, disse que as autoridades bávaras limitam o acesso à Alemanha sem ter em conta as necessidades dos austríacos.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16