sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sete mortos e vários desaparecidos em naufrágio em Lesbos

O afundamento de quatro embarcações ao largo da ilha de Lesbos, entre a Turquia e a Grécia, ocorrido hoje, causou a morte a pelo menos sete pessoas, entre as quais cinco crianças, e um número indeterminado de desaparecidos.

© Giorgos Moutafis / Reuters

Os guarda-costas gregos, que deram a notícia, adiantaram que durante a noite foram salvas 214 pessoas, muitas sofrendo de hipotermia, depois do naufrágio de um barco de madeira, ao largo da costa norte de Lesbos, principal porta de entrada de migrantes na Europa, no Egeu Oriental.

Também durante a noite foram encontrados mortos um homem e duas crianças, com as buscas a serem feitas por barcos-patrulha gregos, um helicóptero, numerosos pescadores e inclusive habitantes da ilha, dotados de 'jets skis'.

"A situação é muito confusa. À partida, os salvados mencionavam uma centena de pessoas, mas socorremos 241 e ignoramos quantos estavam a bordo", indicou uma porta-voz da polícia portuária.

Os dramas de hoje elevam para 36 o número de migrantes encontrados mortos nas águas gregas desde 01 de outubro, segundo um recenseamento da AFP, com base em dados fornecidos pela polícia portuária grega.

Desde o início do ano, 560 mil migrantes e refugiados chegaram à Grécia por mar, num total de 700 mil que entraram na Europa através do Mediterrâneo, segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Nestas travessias, segundo a OIM, morreram mais de 3.200 pessoas, na sua maioria crianças.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.