sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sete mortos e vários desaparecidos em naufrágio em Lesbos

O afundamento de quatro embarcações ao largo da ilha de Lesbos, entre a Turquia e a Grécia, ocorrido hoje, causou a morte a pelo menos sete pessoas, entre as quais cinco crianças, e um número indeterminado de desaparecidos.

© Giorgos Moutafis / Reuters

Os guarda-costas gregos, que deram a notícia, adiantaram que durante a noite foram salvas 214 pessoas, muitas sofrendo de hipotermia, depois do naufrágio de um barco de madeira, ao largo da costa norte de Lesbos, principal porta de entrada de migrantes na Europa, no Egeu Oriental.

Também durante a noite foram encontrados mortos um homem e duas crianças, com as buscas a serem feitas por barcos-patrulha gregos, um helicóptero, numerosos pescadores e inclusive habitantes da ilha, dotados de 'jets skis'.

"A situação é muito confusa. À partida, os salvados mencionavam uma centena de pessoas, mas socorremos 241 e ignoramos quantos estavam a bordo", indicou uma porta-voz da polícia portuária.

Os dramas de hoje elevam para 36 o número de migrantes encontrados mortos nas águas gregas desde 01 de outubro, segundo um recenseamento da AFP, com base em dados fornecidos pela polícia portuária grega.

Desde o início do ano, 560 mil migrantes e refugiados chegaram à Grécia por mar, num total de 700 mil que entraram na Europa através do Mediterrâneo, segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Nestas travessias, segundo a OIM, morreram mais de 3.200 pessoas, na sua maioria crianças.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.