sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha garante ajuda à Grécia enquanto sobe número de refugiados mortos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha prometeu esta quinta-feira ajudar a Grécia a lidar com "o extraordinário peso" da chegada diária de migrantes às suas costas, quando a contagem de mortos de mais um afundamento subiu para 15.

Mais de 500 mil pessoas chegaram à Grécia por mar este ano em busca de segurança e de uma vida melhor na Europa, mas mais de 3200 morreram durante a perigosa travessia do Mediterrâneo a partir da Turquia.

Mais de 500 mil pessoas chegaram à Grécia por mar este ano em busca de segurança e de uma vida melhor na Europa, mas mais de 3200 morreram durante a perigosa travessia do Mediterrâneo a partir da Turquia.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Frank-Walter Steinmeier, em visita a Atenas, garantiu que Berlim estava disposta a apoiar a Grécia, que está a ser a linha da frente da maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial.

Mais de 500 mil pessoas chegaram à Grécia por mar este ano em busca de segurança e de uma vida melhor na Europa, mas mais de 3200 morreram durante a perigosa travessia do Mediterrâneo a partir da Turquia.

No momento em que a Grécia procura recuperar economicamente, "este influxo é um peso extraordinário", disse Steinmeier, ao diário grego Ta Nea.

"Vamos apoiar a Grécia ao enfrentar este grande desafio", prometeu, acrescentando que "a Europa tem de demonstrar mais coragem de forma a ficar mais forte".

Disse ainda que os europeus "têm de agir em conjunto para assumirem o controlo da situação, salvaguardarem as fronteiras externas, desenvolverem uma abordagem comum do asilo e da imigração e repartirem imparcialmente as quotas de refugiados".

Mais de 700 mil pessoas chegaram à Europa através do Mediterrâneo em 2015, segundo a Organização Internacional das Migrações, atraídos em particular pela Alemanha, a potência económica do continente.

Muitos dos que viajaram para a Grécia arriscaram a sua vida na perigosa travessia marítima em barcos sobrelotados e sem segurança.

Várias embarcações afundaram perto das ilhas gregas no Mar Egeu na quarta-feira e hoje as autoridades elevaram para 15 o número de vítimas mortais, incluindo 10 crianças, enquanto 40 outras pessoas continuam desaparecidas.

Duas crianças e dois adultos foram hoje encontrados afogados, um dia depois de uma embarcação com cerca de 300 pessoas ter naufragado perto da ilha de Lesbos.

As operações de salvamento conseguiram resgatar cerca de 240 náufragos.

Por outro lado, a Guarda Costeira espanhola anunciou que salvou 15 pessoas de uma embarcação que se estava a afundar na costa de Marrocos, mas que existem 39 desaparecidos.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.