sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Naufrágio de barco que ia para Espanha causa 4 mortos e dezenas desaparecidos

Os serviços de socorro marítimos de Espanha anunciaram na noite de quinta-feira que recuperaram quatro corpos sem vida de migrantes depois de o barco que os transportava, saído de Marrocos, ter naufragado.

Rescue Navy / HANDOUT

Estes quatro mortos integravam um grupo de cerca de 50 pessoas, das quais apenas 15 foram salvas.

"Foram recuperados quatro cadáveres. São todos homens", declarou à agência noticiosa AFP um porta-voz dos serviços de socorro, adiantando que os corpos tinham sido detetados por um helicóptero.

As vítimas viajavam a bordo de uma embarcação sem condições, que transportava cerca de 50 pessoas, segundo o relato dos sobreviventes da travessia, 13 homens e duas mulheres.

O barco rachou e acabou por perder o fundo. Os passageiros foram encontrados no mar agarrados a pedaços da embarcação, na madrugada de quinta-feira.

Na quarta-feira, uma organização não-governamental tinha alertado para a partida desta embarcação durante a madrugada, de um local não longe de Al Hoceima, no norte de Marrocos, explicaram os serviços de socorro, em comunicado.

Acabou por ser localizada, a meio do dia de quinta-feira, a 39 milhas náuticas (72 quilómetros) ao largo das costas marroquinas por um avião da agência europeia de vigilância das fronteiras (Frontex).

Uma parte das tentativas de entrada de pessoas sem papéis em Espanha faz-se por mar, a par das tentativas de passar as vedações elevadas nos enclaves espanhóis em Marrocos de Ceuta e Melilla ou da dissimulação em camiões, contentores ou ainda sob os 'capots' das viaturas que passam na fronteira.

Em 2015, os dados atualizados da Organização Internacional das Migrações indicam que cerca de três mil pessoas tentaram alcançar Espanha atravessando o Mediterrâneo, o que compara com os 500 mil que o conseguiram chegando à Grécia e 140 mil à Itália.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.