sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Naufrágio de barco que ia para Espanha causa 4 mortos e dezenas desaparecidos

Os serviços de socorro marítimos de Espanha anunciaram na noite de quinta-feira que recuperaram quatro corpos sem vida de migrantes depois de o barco que os transportava, saído de Marrocos, ter naufragado.

Rescue Navy / HANDOUT

Estes quatro mortos integravam um grupo de cerca de 50 pessoas, das quais apenas 15 foram salvas.

"Foram recuperados quatro cadáveres. São todos homens", declarou à agência noticiosa AFP um porta-voz dos serviços de socorro, adiantando que os corpos tinham sido detetados por um helicóptero.

As vítimas viajavam a bordo de uma embarcação sem condições, que transportava cerca de 50 pessoas, segundo o relato dos sobreviventes da travessia, 13 homens e duas mulheres.

O barco rachou e acabou por perder o fundo. Os passageiros foram encontrados no mar agarrados a pedaços da embarcação, na madrugada de quinta-feira.

Na quarta-feira, uma organização não-governamental tinha alertado para a partida desta embarcação durante a madrugada, de um local não longe de Al Hoceima, no norte de Marrocos, explicaram os serviços de socorro, em comunicado.

Acabou por ser localizada, a meio do dia de quinta-feira, a 39 milhas náuticas (72 quilómetros) ao largo das costas marroquinas por um avião da agência europeia de vigilância das fronteiras (Frontex).

Uma parte das tentativas de entrada de pessoas sem papéis em Espanha faz-se por mar, a par das tentativas de passar as vedações elevadas nos enclaves espanhóis em Marrocos de Ceuta e Melilla ou da dissimulação em camiões, contentores ou ainda sob os 'capots' das viaturas que passam na fronteira.

Em 2015, os dados atualizados da Organização Internacional das Migrações indicam que cerca de três mil pessoas tentaram alcançar Espanha atravessando o Mediterrâneo, o que compara com os 500 mil que o conseguiram chegando à Grécia e 140 mil à Itália.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.