sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Primeiro voo de recolocação de refugiados desde a Grécia na quarta-feira

O primeiro voo de recolocação de refugiados desde a Grécia decorrerá na quarta-feira com destino ao Luxemburgo, informou esta terça-feira a Comissão Europeia, precisando que viajarão 30 pessoas.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

© Antonio Bronic / Reuters

A presenciar esta deslocação desde Atenas estarão o comissário responsável pelas migrações, Dimitris Avramopoulos, o ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês, Jean Asselborn, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Avramopoulos lembrou que mais de 600 mil pessoas chegaram à Grécia este ano, pelo que a recolocação na quarta-feira será um "momento simbólico", além de um "primeiro passo crucial num processo que terá que ser sistemático".

"É altura de aumentar a velocidade, de ter todos os 'hotspots' (equipas de registo de refugiados) em pleno funcionamento e tornar as recolocações um acontecimento regular", acrescentou o responsável, instando os Estados-membros a tomarem as medidas necessárias para acelerar o processo.

O contacto entre os responsáveis políticos e os refugiados está previsto para as 06:45 de Lisboa.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

O primeiro voo de recolocação ocorreu a 09 de outubro quando 19 eritreus viajaram de Itália para Suécia, seguindo-se a transferência, no mesmo percurso, de outros 19 cidadãos da Eritreia e da Síria, a 21 de outubro. No mesmo dia, seguiram 48 pessoas de Itália para a Finlândia.

Na semana passada, a Comissão Europeia previu que os próximos países a receber pessoas deverão ser França e Espanha.

Portugal comprometeu-se a receber cerca de 4.500 refugiados.

O executivo da União Europeia informou ainda ter desbloqueado um financiamento adicional de dois milhões de euros para o Alto- Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados apoiar os refugiados da rota dos Balcãs.

Com este dinheiro, incluído num pacote de 17 milhões de euros anunciado no início de outubro, 200 mil pessoas vão receber roupa de aquecimento, proteção e abrigo temporário.

Para ajuda de deslocados dentro da Síria foram destinados 62 milhões de euros, acrescentou hoje a Comissão Europeia, que já tinha anunciado apoios humanitários de 43 milhões de euros para o Líbano e 28 milhões de euros para a Jordânia.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.