sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Primeiro voo de recolocação de refugiados desde a Grécia na quarta-feira

O primeiro voo de recolocação de refugiados desde a Grécia decorrerá na quarta-feira com destino ao Luxemburgo, informou esta terça-feira a Comissão Europeia, precisando que viajarão 30 pessoas.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

© Antonio Bronic / Reuters

A presenciar esta deslocação desde Atenas estarão o comissário responsável pelas migrações, Dimitris Avramopoulos, o ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês, Jean Asselborn, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Avramopoulos lembrou que mais de 600 mil pessoas chegaram à Grécia este ano, pelo que a recolocação na quarta-feira será um "momento simbólico", além de um "primeiro passo crucial num processo que terá que ser sistemático".

"É altura de aumentar a velocidade, de ter todos os 'hotspots' (equipas de registo de refugiados) em pleno funcionamento e tornar as recolocações um acontecimento regular", acrescentou o responsável, instando os Estados-membros a tomarem as medidas necessárias para acelerar o processo.

O contacto entre os responsáveis políticos e os refugiados está previsto para as 06:45 de Lisboa.

Os 28 Estados-membros concordaram em recolocar 160 mil pessoas, num período de dois anos e com base num orçamento comunitário de 780 milhões de euros.

O primeiro voo de recolocação ocorreu a 09 de outubro quando 19 eritreus viajaram de Itália para Suécia, seguindo-se a transferência, no mesmo percurso, de outros 19 cidadãos da Eritreia e da Síria, a 21 de outubro. No mesmo dia, seguiram 48 pessoas de Itália para a Finlândia.

Na semana passada, a Comissão Europeia previu que os próximos países a receber pessoas deverão ser França e Espanha.

Portugal comprometeu-se a receber cerca de 4.500 refugiados.

O executivo da União Europeia informou ainda ter desbloqueado um financiamento adicional de dois milhões de euros para o Alto- Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados apoiar os refugiados da rota dos Balcãs.

Com este dinheiro, incluído num pacote de 17 milhões de euros anunciado no início de outubro, 200 mil pessoas vão receber roupa de aquecimento, proteção e abrigo temporário.

Para ajuda de deslocados dentro da Síria foram destinados 62 milhões de euros, acrescentou hoje a Comissão Europeia, que já tinha anunciado apoios humanitários de 43 milhões de euros para o Líbano e 28 milhões de euros para a Jordânia.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16