sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sérvia duplica número de acolhimentos de refugiados

A Sérvia comprometeu-se a receber mais três mil refugiados, subindo para seis mil o número de acolhimentos, enquanto a Croácia projeta receber cinco mil pessoas, segundo o último balanço da gestão da crise de migrantes na rota dos Balcãs.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

Reuters

Após uma reunião na quarta-feira, a Comissão Europeia informou hoje sobre o anúncio da Sérvia em duplicar o número de lugares de acolhimento, depois de na semana passada, se ter comprometido com três mil.

A Croácia planeia disponibilizar cinco mil lugares e a Eslovénia reafirmou que irá projetar dois mil, enquanto a Áustria indicou estar a desenvolver trabalho e discussões para aumentar a sua capacidade de receção.

Na atualização de informações, o Governo grego referiu "estar bem encaminhado" o processo de acolhimento, até final do ano, de mais 50 mil pessoas.

Na sequência de um compromisso assumido numa minicimeira em Bruxelas, em outubro, outras 50 mil pessoas irão usufruir de proteção ao longo da rota de migração dos Balcãs.

Membros da Comissão Europeia vão visitar as capitais nacionais na próxima semana para discutir as necessidades e a assistência financeira para prosseguir as operações de acolhimento.

A deslocação a Zagreb está prevista para sexta-feira e a Ljubljana para segunda-feira.

Sobre os 400 guardas de outros Estados-membros a serem deslocados para a Eslovénia, no âmbito da gestão de fronteiras, Bruxelas informou terem viajado 33 e que se espera que 250 estejam no terreno a meio de novembro.

A 26 de outubro, líderes da União Europeia e de países dos Balcãs Ocidentais comprometeram-se, em Bruxelas, a reforçar a capacidade de acolhimento de refugiados, com a criação de mais 100 mil lugares, dos quais metade na Grécia.

A minicimeira, convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, contou com a presença de dirigentes da Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Eslovénia e ainda da Antiga República Jugoslava da Macedónia, Albânia e da Sérvia, países que não são membros da União Europeia.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.