sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marine Le Pen defende erradicação da "imigração bacteriana"

A dirigente de extrema-direita francesa Marine Le Pen provocou na terça-feira indignação com a proposta de um programa para "erradicar a imigração bacteriana".

© Robert Pratta / Reuters

A proposta da líder da Frente Nacional (FN) foi revelada pelo jornal La Voix du Nord, de cariz local, numa secção especial dedicada aos programas eleitorais das nove listas concorrentes às eleições regionais.

No programa eleitoral, na parte dedicada à saúde, Marine Le Pen, candidata da FN, a quem as sondagens dão a vitória, manifesta intenção de "denunciar e erradicar toda a imigração bacteriana".

"Os hospitais são confrontados com a presença alarmante de doenças contagiosas não europeias relacionadas com os fluxos migratórios. Nós recusamo-nos a pôr em perigo a saúde dos nossos compatriotas", disse.

A Liga dos Direitos Humanos francesa acusou a Frente Nacional de "assumir posições abertamente racistas" e todos os adversários políticos repudiaram a declaração de Marine Le Pen.

Questionada pela agência noticiosa AFP, o responsável pela imprensa da campanha da Frente Nacional, Sébastien Chenu, considerou que houve um "deslize", acrescentando que a versão oficial do programa vai ser divulgada no sábado.

Lusa

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.