sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marine Le Pen defende erradicação da "imigração bacteriana"

A dirigente de extrema-direita francesa Marine Le Pen provocou na terça-feira indignação com a proposta de um programa para "erradicar a imigração bacteriana".

© Robert Pratta / Reuters

A proposta da líder da Frente Nacional (FN) foi revelada pelo jornal La Voix du Nord, de cariz local, numa secção especial dedicada aos programas eleitorais das nove listas concorrentes às eleições regionais.

No programa eleitoral, na parte dedicada à saúde, Marine Le Pen, candidata da FN, a quem as sondagens dão a vitória, manifesta intenção de "denunciar e erradicar toda a imigração bacteriana".

"Os hospitais são confrontados com a presença alarmante de doenças contagiosas não europeias relacionadas com os fluxos migratórios. Nós recusamo-nos a pôr em perigo a saúde dos nossos compatriotas", disse.

A Liga dos Direitos Humanos francesa acusou a Frente Nacional de "assumir posições abertamente racistas" e todos os adversários políticos repudiaram a declaração de Marine Le Pen.

Questionada pela agência noticiosa AFP, o responsável pela imprensa da campanha da Frente Nacional, Sébastien Chenu, considerou que houve um "deslize", acrescentando que a versão oficial do programa vai ser divulgada no sábado.

Lusa

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.