sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marine Le Pen defende erradicação da "imigração bacteriana"

A dirigente de extrema-direita francesa Marine Le Pen provocou na terça-feira indignação com a proposta de um programa para "erradicar a imigração bacteriana".

© Robert Pratta / Reuters

A proposta da líder da Frente Nacional (FN) foi revelada pelo jornal La Voix du Nord, de cariz local, numa secção especial dedicada aos programas eleitorais das nove listas concorrentes às eleições regionais.

No programa eleitoral, na parte dedicada à saúde, Marine Le Pen, candidata da FN, a quem as sondagens dão a vitória, manifesta intenção de "denunciar e erradicar toda a imigração bacteriana".

"Os hospitais são confrontados com a presença alarmante de doenças contagiosas não europeias relacionadas com os fluxos migratórios. Nós recusamo-nos a pôr em perigo a saúde dos nossos compatriotas", disse.

A Liga dos Direitos Humanos francesa acusou a Frente Nacional de "assumir posições abertamente racistas" e todos os adversários políticos repudiaram a declaração de Marine Le Pen.

Questionada pela agência noticiosa AFP, o responsável pela imprensa da campanha da Frente Nacional, Sébastien Chenu, considerou que houve um "deslize", acrescentando que a versão oficial do programa vai ser divulgada no sábado.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.