sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

União Europeia e Etiópia assinam agenda comum nas áreas da migração e mobilidade

A União Europeia (UE) e a Etiópia assinaram hoje uma declaração para uma agenda comum nas áreas da migração e mobilidade e um compromisso para cooperarem, informou a Comissão Europeia.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Feisal Omar / Reuters

O documento, lê-se na informação do executivo de Bruxelas, reflete a "importância da Etiópia como país de origem e trânsito" para pessoas provenientes do Corno de África e que se encaminham para a Europa.

Esta agenda comum foi assinada por Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, Jean Asselborn, ministro luxemburguês dos Negócios Estrangeiros, e Hailemariam Dessalegn, primeiro-ministro da Etiópia.

Juncker lembrou que a Etiópia acolhe mais de 733 mil refugiados.

O financiamento para atividades concretas inseridas na agenda comum deverá sair do Fundo de Emergência de 1,8 mil milhões de euros que será oficializado durante a cimeira euro-africana sobre migrações, que decorre até quinta-feira em Malta.

Da reunião que junta os 28 estados-membros da UE e mais de 30 países africanos, além de agências de segurança e da ONU e representantes da sociedade civil, deverão sair uma declaração política e um plano de ação.

Portugal está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzy Barbosa, participam também nos trabalhos.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".