sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

União Europeia e Etiópia assinam agenda comum nas áreas da migração e mobilidade

A União Europeia (UE) e a Etiópia assinaram hoje uma declaração para uma agenda comum nas áreas da migração e mobilidade e um compromisso para cooperarem, informou a Comissão Europeia.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Feisal Omar / Reuters

O documento, lê-se na informação do executivo de Bruxelas, reflete a "importância da Etiópia como país de origem e trânsito" para pessoas provenientes do Corno de África e que se encaminham para a Europa.

Esta agenda comum foi assinada por Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, Jean Asselborn, ministro luxemburguês dos Negócios Estrangeiros, e Hailemariam Dessalegn, primeiro-ministro da Etiópia.

Juncker lembrou que a Etiópia acolhe mais de 733 mil refugiados.

O financiamento para atividades concretas inseridas na agenda comum deverá sair do Fundo de Emergência de 1,8 mil milhões de euros que será oficializado durante a cimeira euro-africana sobre migrações, que decorre até quinta-feira em Malta.

Da reunião que junta os 28 estados-membros da UE e mais de 30 países africanos, além de agências de segurança e da ONU e representantes da sociedade civil, deverão sair uma declaração política e um plano de ação.

Portugal está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzy Barbosa, participam também nos trabalhos.

Lusa

  • Luka Modric: o maestro da armada croata

    Mundial 2018 / Croácia

    O médio Luka Modric foi eleito o Homem do Jogo entre Argentina e Croácia, em que os croatas se impuseram por expressivos 3-0. Em dois jogos, esta é a segunda distinção de Modric como melhor jogador em campo, depois de também ter sido o MVP no triunfo sobre a Nigéria (2-0). Mais que o espetacular golo que apontou, depois de 'partir os rins' a Otamendi, é a constância na qualidade exibicional e um talento que parece inesgotável que fazem dele figura de proa na seleção croata. Promete continuar a encantar em solo russo.

  • Expedição portuguesa descobre novo campo hidrotermal nos Açores
    2:12
  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22