sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cimeira euro-africana encerra com solidariedade e repatriamento na agenda

O último dia da cimeira euro-africana sobre migrações, que hoje termina em La Valletta, deverá continuar a centrar-se no apelo ao trabalho comum e a solidariedade, bem como o reforço do processo de repatriamento/reintegração.

A reunião de dois dias na capital de Malta conta com a presença de mais de 60 líderes da União Europeia e de países africanos

A reunião de dois dias na capital de Malta conta com a presença de mais de 60 líderes da União Europeia e de países africanos

© Yves Herman / Reuters

Com a presença de mais de 60 líderes da União Europeia e de países africanos, a reunião de dois dias na capital de Malta tem por objetivo chegar a uma declaração política e a um plano de ação conjunta para responder à crise dos refugiados.

Portugal está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Entre os países africanos de língua oficial portuguesa está presente o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzy Barbosa.

Esta reunião deverá terminar à hora de almoço, seguindo-se logo de seguida uma cimeira europeia informal.

Com a instabilidade política em Portugal, o primeiro-ministro do governo em gestão, Pedro Passos Coelho, não marcará presença, estando previsto o envio de uma carta com as posições nacionais.

Lusa

  • E agora, Constança? A ministra que não se demite
    2:54
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03