sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alabama e Michigan vão recusar entrada de refugiados sírios

Os governadores do Alabama e do Michigan anunciaram hoje que vão suspender o programa de acolhimento de refugiados sírios nestes dois estados norte-americanos, alegando preocupações de segurança depois dos ataques do fim de semana em Paris.

Reuters

Reuters

© Alexandros Avramidis / Reuter

"Depois de ter em total consideração os ataques terroristas deste fim de semana contra cidadãos inocentes em Paris, eu vou opor-me a qualquer tentativa de realojar refugiados sírios no Alabama, anunciou o governador deste estado, Robert Bentley.

"Como vosso governador, não vou ficar impávido com uma política que coloca os cidadãos do Alabama em perigo", acrescentou o responsável, considerando que os ataques são "uma lembrança terrível de que o mal existe e toma a forma de terroristas que procuram destruir as liberdades básicas" dos norte-americanos e que devem ser protegidos.

Assim, concluiu: "Não vou sujeitar os habitantes do Alabama ao mais pequeno risco de ataque ao nosso povo".

O governador do Michigan, por seu lado, afirmou que decidiu suspender a chegada de refugiados sírios, ao abrigo de um programa criado pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Dada a terrível situação em Paris, instruí [os serviços competentes] para suspenderem os nossos esforços na aceitação de refugiados até que o Departamento de Segurança Interna faça uma completa revisão dos procedimentos de segurança", disse o governador Rick Snyder, em comunicado.

"Vão ser dias difíceis para o povo de França e eles permanecem nas nossas orações e pensamentos", acrescentou o governador do Estado que tem a maior concentração de habitantes do Médio Oriente.

"Também é importante lembrar que estes ataques são os esforços de extremistas e não refletem a maneira pacífica dos povos do Médio Oriente que cá estão, e no resto do mundo", acrescentou.

Segundo o jornal Detroit Free Press, cerca de 200 mil refugiados chegaram ao Michigan no ano passado, dois mil dos quais provenientes da Síria.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

De acordo com o último balanço feito pelos hospitais, das 415 pessoas que foram atendidas nos hospitais após os ataques, pelo menos 42 feridos continuavam no domingo à tarde em vigilância intensiva em unidades de reanimação.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha. Os jogadores das duas equipas acabaram mesmo por passar a noite no recinto.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.