sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon propõe cimeira para aprovar pacto global sobre refugiados

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propôs hoje a realização de uma cimeira para analisar os desafios relacionados com o enorme fluxo de migrantes e refugiados, motivados pelos conflitos armados no Médio Oriente e Líbia.

Reuters

Reuters

© Pierre Albouy / Reuters

A cimeira deveria decorrer em 2016, na véspera do debate geral de alto nível da Assembleia geral da ONU, que tradicionalmente decorre em setembro.

"Necessitamos de um novo pacto global sobre a partilha de responsabilidades. Isso poderia ajudar a prevenir a futura desestabilização das nações e de regiões inteiras", afirmou o secretário-geral da ONU.

Ban apresentou a sua proposta durante uma sessão da Assembleia Geral destinada a analisar o fluxo de refugiados no Mediterrâneo provocado pelos conflitos armados na Síria e Líbia, e pelo avanço de diversos grupos 'jihadistas' no Médio Oriente.

No mais recente debate geral de alto nível da Assembleia Geral da ONU, que decorreu entre finais de setembro e inícios de outubro, foi celebrada uma cimeira sobre os novos desafios do desenvolvimento, enquanto em 2014 o tema eleito relacionou-se com as alterações climáticas.

Ban pediu aos países representados na ONU para apoiarem a sua proposta de realização desta cimeira e reforcem a vontade política necessária para definir uma resposta que contemple as leis humanitárias, sobre direitos humanos e sobre refugiados.

Na mesma sessão, o titular do Alto comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), o português António Guterres, recordou que o número de pessoas que escapam ao conflito sírio aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

Apenas na Grécia, referiu, regista-se uma média de 5.000 pessoas por dia.

Este fluxo de migrantes está a ocasionar problemas nos países vizinhos, como no Líbano e Jordânia, onde aumenta o número de pessoas que vivem no limitar da pobreza.

Na sessão também interveio o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, o país que desde o início do conflito em 2011 recebeu mais refugiados sírios, com uma grande parte a procurar uma rota em direção à Europa.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.