sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon propõe cimeira para aprovar pacto global sobre refugiados

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propôs hoje a realização de uma cimeira para analisar os desafios relacionados com o enorme fluxo de migrantes e refugiados, motivados pelos conflitos armados no Médio Oriente e Líbia.

Reuters

Reuters

© Pierre Albouy / Reuters

A cimeira deveria decorrer em 2016, na véspera do debate geral de alto nível da Assembleia geral da ONU, que tradicionalmente decorre em setembro.

"Necessitamos de um novo pacto global sobre a partilha de responsabilidades. Isso poderia ajudar a prevenir a futura desestabilização das nações e de regiões inteiras", afirmou o secretário-geral da ONU.

Ban apresentou a sua proposta durante uma sessão da Assembleia Geral destinada a analisar o fluxo de refugiados no Mediterrâneo provocado pelos conflitos armados na Síria e Líbia, e pelo avanço de diversos grupos 'jihadistas' no Médio Oriente.

No mais recente debate geral de alto nível da Assembleia Geral da ONU, que decorreu entre finais de setembro e inícios de outubro, foi celebrada uma cimeira sobre os novos desafios do desenvolvimento, enquanto em 2014 o tema eleito relacionou-se com as alterações climáticas.

Ban pediu aos países representados na ONU para apoiarem a sua proposta de realização desta cimeira e reforcem a vontade política necessária para definir uma resposta que contemple as leis humanitárias, sobre direitos humanos e sobre refugiados.

Na mesma sessão, o titular do Alto comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), o português António Guterres, recordou que o número de pessoas que escapam ao conflito sírio aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

Apenas na Grécia, referiu, regista-se uma média de 5.000 pessoas por dia.

Este fluxo de migrantes está a ocasionar problemas nos países vizinhos, como no Líbano e Jordânia, onde aumenta o número de pessoas que vivem no limitar da pobreza.

Na sessão também interveio o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, o país que desde o início do conflito em 2011 recebeu mais refugiados sírios, com uma grande parte a procurar uma rota em direção à Europa.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.