sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Controlo de fronteiras da União Europeia "insuficientemente garantido"

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou hoje que o controlo das fronteiras exteriores da União Europeia (UE) "não esteja suficientemente garantido", e insistiu em que os europeus se entendam com a Turquia para pôr ordem no fluxo de refugiados.

Markus Schreiber

Merkel, que se reuniu hoje em Paris com o Presidente francês, François Hollande, declarou à imprensa que é necessário "encontrar uma solução humanitária" para os refugiados que fogem da guerra e do terrorismo do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, e que tem de haver um entendimento com a Turquia, país parceiro dos ocidentais enquanto membro da NATO.

Angela Merkel esteve hoje reunida com Hollande para analisar a criação de uma coligação internacional contra o EI, tendo assegurado ao Presidente francês que a Alemanha alinhará rapidamente "ao lado da França" no combate aos extremistas.

A Alemanha anunciou ainda planos de enviar até 650 soldados adicionais para o Mali, com vista a aliviar o esforço de guerra que a França realiza, em paralelo, no Sahel e no Médio Oriente.

O encontro com Merkel ocorre no âmbito de uma ronda de contactos do Presidente francês para criar uma coligação de combate ao Estado Islâmico e que já incluiu encontros de trabalho com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ou o presidente norte-americano, Barack Obama, com quem o chefe de Estado da França esteve na terça-feira, em Washington.

No caso de Obama, e apesar da unidade demonstrada entre a França e os Estados Unidos após os atentados em Paris, Hollande não conseguiu obter muitos compromissos além da promessa dos EUA de intensificar os ataques aéreos e a troca de informações bilateral.

Obama expressou fortes reservas sobre as possibilidades de cooperação com a Rússia no que respeita à Síria.

Lusa

  • Fogo em Sabrosa entrou em fase de resolução

    País

    O incêndio que deflagrou terça-feira em Vilela do Douro, Sabrosa, distrito de Vila Real, entrou a meio da manhã de hoje em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.