sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia iniciou construção de muro para controlar entradas

A Macedónia começou hoje a construir um muro na sua fronteira com a Grécia para controlar melhor a deslocação de migrantes, constatou um fotógrafo da agência noticiosa AFP no local.

Ainda não é conhecida a extensão da barreira, mas o fotógrafo referiu que o exército está a utilizar maquinaria pesada para erguer um muro de 2,5 metros de altura perto do ponto de passagem usado pelos migrantes, em Gevgelija.

Uma fonte do exército também confirmou à AFP que está a ser erguido um muro, mas não avançou detalhes.

A fonte disse que a passagem da Grécia para a Macedónia, que não é membro da União Europeia, iria continuar aberta e que o muro tem como objetivo assegurar que os migrantes não tentam seguir por outros locais.

Após os atentados de 13 de novembro, em Paris, que provocaram 130 mortos, as autoridades da Macedónia disseram que o exército iria analisar a possibilidade de construir um muro para limitar o fluxo de migrantes vindos da Grécia, mas realçavam que não planeavam encerrar a fronteira.

Dois dos suspeitos de serem bombistas suicidas nos ataques de Paris entraram na Europa através da Grécia, no mesmo dia, em outubro, fazendo-se passar por refugiados a fugir da guerra na Síria, segundo procuradores franceses que trabalham neste assunto.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.