sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia iniciou construção de muro para controlar entradas

A Macedónia começou hoje a construir um muro na sua fronteira com a Grécia para controlar melhor a deslocação de migrantes, constatou um fotógrafo da agência noticiosa AFP no local.

Ainda não é conhecida a extensão da barreira, mas o fotógrafo referiu que o exército está a utilizar maquinaria pesada para erguer um muro de 2,5 metros de altura perto do ponto de passagem usado pelos migrantes, em Gevgelija.

Uma fonte do exército também confirmou à AFP que está a ser erguido um muro, mas não avançou detalhes.

A fonte disse que a passagem da Grécia para a Macedónia, que não é membro da União Europeia, iria continuar aberta e que o muro tem como objetivo assegurar que os migrantes não tentam seguir por outros locais.

Após os atentados de 13 de novembro, em Paris, que provocaram 130 mortos, as autoridades da Macedónia disseram que o exército iria analisar a possibilidade de construir um muro para limitar o fluxo de migrantes vindos da Grécia, mas realçavam que não planeavam encerrar a fronteira.

Dois dos suspeitos de serem bombistas suicidas nos ataques de Paris entraram na Europa através da Grécia, no mesmo dia, em outubro, fazendo-se passar por refugiados a fugir da guerra na Síria, segundo procuradores franceses que trabalham neste assunto.

Lusa

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.