sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgatou das águas gregas 52 migrantes

A equipa em que participa a Polícia Marítima (PM) portuguesa, na ilha grega de Lesbos, resgatou sábado 52 migrantes, entre os quais 25 bebés e crianças, informou hoje esta força de segurança.

Santi Palacios

Em comunicado, a PM revelou que o socorro foi prestado a uma embarcação que "estava a entrar com grandes dificuldades em águas territoriais gregas".

Na altura, "o mar estava muito agitado e o vento estava forte", prossegue a nota.

"A PM deparou-se com uma embarcação cheia de crianças e rapidamente colocou todas as pessoas a bordo, começando pelas mulheres e crianças que apresentavam sinais visíveis de grande cansaço e má disposição associada à agitação marítima", acrescentou esta polícia.

Os emigrantes "foram imediatamente transportados para o porto mais próximo, o porto de Skala Sikaminea. Durante o trajeto foram distribuídas mantas térmicas e águas. Ao chegarem a terra, já os aguardavam organizações não governamentais e médicos que ajudaram no desembarque e no apoio a uma mulher que acabou por desmaiar mas que rapidamente recuperou a consciência".

A equipa da PM, que está integrada na missão POSEIDON SEA, na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 01 de outubro, tem o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço.

A participação da PM nesta operação Conjunta termina no dia 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.