sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgatou das águas gregas 52 migrantes

A equipa em que participa a Polícia Marítima (PM) portuguesa, na ilha grega de Lesbos, resgatou sábado 52 migrantes, entre os quais 25 bebés e crianças, informou hoje esta força de segurança.

Santi Palacios

Em comunicado, a PM revelou que o socorro foi prestado a uma embarcação que "estava a entrar com grandes dificuldades em águas territoriais gregas".

Na altura, "o mar estava muito agitado e o vento estava forte", prossegue a nota.

"A PM deparou-se com uma embarcação cheia de crianças e rapidamente colocou todas as pessoas a bordo, começando pelas mulheres e crianças que apresentavam sinais visíveis de grande cansaço e má disposição associada à agitação marítima", acrescentou esta polícia.

Os emigrantes "foram imediatamente transportados para o porto mais próximo, o porto de Skala Sikaminea. Durante o trajeto foram distribuídas mantas térmicas e águas. Ao chegarem a terra, já os aguardavam organizações não governamentais e médicos que ajudaram no desembarque e no apoio a uma mulher que acabou por desmaiar mas que rapidamente recuperou a consciência".

A equipa da PM, que está integrada na missão POSEIDON SEA, na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 01 de outubro, tem o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço.

A participação da PM nesta operação Conjunta termina no dia 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.