sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 2.000 migrantes em embarcações socorridos ao largo da Líbia

Perto de 2.000 migrantes foram hoje socorridos ao largo das costas da Líbia, em 11 operações separadas e após uma pausa no mau tempo ter permitido novas tentativas nesta zona do Mediterrâneo, anunciou a Marinha italiana.

Alexander Zemlianichenko

Os migrantes foram recolhidos por navios da Guarda-Costeira italiana, da Marinha, por uma embarcação dos Médicos sem Fronteiras (MSF) e por duas outras que integram a operação 'Sophia', da União Europeia (UE), que patrulha o mar no encalce de traficantes de pessoas.

Esta operação seguiu-se a uma interrupção dos fluxos migratórios devido ao mau tempo, tendo sido apenas recolhidos 400 refugiados em dez dias, um número muito baixo em comparação com os meses de verão, quanto foram socorridas diariamente uma média de 760 pessoas.

A guarda-costeira italiana disse que as operações decorreram após o centro de comando em Roma ter recebido chamadas telefónicas por telefone satélite provenientes das embarcações dos migrante e que pediam ajuda.

Os MSF também anunciaram hoje o início de uma operação conjunta com o grupo ambientalista Greenpeace dirigida às pessoas que arriscam a vida na travessa entre a Turquia e a Grécia.

A Organização Internacional das Migrações referiu em novembro que perto de 860.000 migrantes alcançaram a Europa em 2015 e cerca de 3.500 morreram quando tentavam a travessia do Mediterrâneo.

Por sua vez, a agência da ONU para infância (Unicef) assinalou que a proporção de mulheres e crianças entre o conjunto dos migrantes e refugiados em movimento é cada vez maior, atingindo atualmente mais de metade, quando há alguns meses constituía apenas 27% do total.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.