sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 2.000 migrantes em embarcações socorridos ao largo da Líbia

Perto de 2.000 migrantes foram hoje socorridos ao largo das costas da Líbia, em 11 operações separadas e após uma pausa no mau tempo ter permitido novas tentativas nesta zona do Mediterrâneo, anunciou a Marinha italiana.

Alexander Zemlianichenko

Os migrantes foram recolhidos por navios da Guarda-Costeira italiana, da Marinha, por uma embarcação dos Médicos sem Fronteiras (MSF) e por duas outras que integram a operação 'Sophia', da União Europeia (UE), que patrulha o mar no encalce de traficantes de pessoas.

Esta operação seguiu-se a uma interrupção dos fluxos migratórios devido ao mau tempo, tendo sido apenas recolhidos 400 refugiados em dez dias, um número muito baixo em comparação com os meses de verão, quanto foram socorridas diariamente uma média de 760 pessoas.

A guarda-costeira italiana disse que as operações decorreram após o centro de comando em Roma ter recebido chamadas telefónicas por telefone satélite provenientes das embarcações dos migrante e que pediam ajuda.

Os MSF também anunciaram hoje o início de uma operação conjunta com o grupo ambientalista Greenpeace dirigida às pessoas que arriscam a vida na travessa entre a Turquia e a Grécia.

A Organização Internacional das Migrações referiu em novembro que perto de 860.000 migrantes alcançaram a Europa em 2015 e cerca de 3.500 morreram quando tentavam a travessia do Mediterrâneo.

Por sua vez, a agência da ONU para infância (Unicef) assinalou que a proporção de mulheres e crianças entre o conjunto dos migrantes e refugiados em movimento é cada vez maior, atingindo atualmente mais de metade, quando há alguns meses constituía apenas 27% do total.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.