sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 2.000 migrantes em embarcações socorridos ao largo da Líbia

Perto de 2.000 migrantes foram hoje socorridos ao largo das costas da Líbia, em 11 operações separadas e após uma pausa no mau tempo ter permitido novas tentativas nesta zona do Mediterrâneo, anunciou a Marinha italiana.

Alexander Zemlianichenko

Os migrantes foram recolhidos por navios da Guarda-Costeira italiana, da Marinha, por uma embarcação dos Médicos sem Fronteiras (MSF) e por duas outras que integram a operação 'Sophia', da União Europeia (UE), que patrulha o mar no encalce de traficantes de pessoas.

Esta operação seguiu-se a uma interrupção dos fluxos migratórios devido ao mau tempo, tendo sido apenas recolhidos 400 refugiados em dez dias, um número muito baixo em comparação com os meses de verão, quanto foram socorridas diariamente uma média de 760 pessoas.

A guarda-costeira italiana disse que as operações decorreram após o centro de comando em Roma ter recebido chamadas telefónicas por telefone satélite provenientes das embarcações dos migrante e que pediam ajuda.

Os MSF também anunciaram hoje o início de uma operação conjunta com o grupo ambientalista Greenpeace dirigida às pessoas que arriscam a vida na travessa entre a Turquia e a Grécia.

A Organização Internacional das Migrações referiu em novembro que perto de 860.000 migrantes alcançaram a Europa em 2015 e cerca de 3.500 morreram quando tentavam a travessia do Mediterrâneo.

Por sua vez, a agência da ONU para infância (Unicef) assinalou que a proporção de mulheres e crianças entre o conjunto dos migrantes e refugiados em movimento é cada vez maior, atingindo atualmente mais de metade, quando há alguns meses constituía apenas 27% do total.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho