sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 55 afegãos "em pânico" no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na Grécia resgatou 55 afegãos "em pânico", no meio da travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Dimitris Michalakis / Reuters

Em comunicado, a AMN adianta que a embarcação em que seguiam os 55 afegãos, 12 dos quais crianças e bebés, estava a entrar com grandes dificuldades em águas territoriais gregas, encontrava-se com o motor avariado, sem propulsão e à deriva, sob influência das correntes marítimas.

Durante o resgate, geraram-se "momentos de grande tensão" entre os migrantes, uma vez que "não conseguiam entender que a equipa da Polícia Marítima os iria salvar a todos, nem conseguiam entender que era necessário manter a calma e cumprir as regras de segurança transmitidas", refere a AMN, indicando que os elementos da PM colocaram rapidamente a bordo mulheres, crianças e idosos, que apresentavam "sinais visíveis de grande cansaço".

Segundo a AMN, cerca de 40 afegãos foram resgatados para o interior da embarcação portuguesa e os restantes foram rebocados, em segurança, até ao porto de Skala Sikaminea, tendo sido distribuído, durante o trajeto, mantas térmicas, águas e bolachas.

No total, a PM resgatou 12 crianças e bebés, dez mulheres e 33 homens. Uma das mulheres resgatadas tinha um braço partido e foi assistida por médicos de Organizações Não-Governamentais (ONG), presentes no porto de Skala Sikaminea.

Desde 01 de outubro que uma equipa da Polícia Marítima (PM) portuguesa está no Mar Egeu, na Grécia, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), denominada "Poseidon Sea 2015", com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

A missão da PM no mar Egeu termina a 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.