sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 55 afegãos "em pânico" no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na Grécia resgatou 55 afegãos "em pânico", no meio da travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Dimitris Michalakis / Reuters

Em comunicado, a AMN adianta que a embarcação em que seguiam os 55 afegãos, 12 dos quais crianças e bebés, estava a entrar com grandes dificuldades em águas territoriais gregas, encontrava-se com o motor avariado, sem propulsão e à deriva, sob influência das correntes marítimas.

Durante o resgate, geraram-se "momentos de grande tensão" entre os migrantes, uma vez que "não conseguiam entender que a equipa da Polícia Marítima os iria salvar a todos, nem conseguiam entender que era necessário manter a calma e cumprir as regras de segurança transmitidas", refere a AMN, indicando que os elementos da PM colocaram rapidamente a bordo mulheres, crianças e idosos, que apresentavam "sinais visíveis de grande cansaço".

Segundo a AMN, cerca de 40 afegãos foram resgatados para o interior da embarcação portuguesa e os restantes foram rebocados, em segurança, até ao porto de Skala Sikaminea, tendo sido distribuído, durante o trajeto, mantas térmicas, águas e bolachas.

No total, a PM resgatou 12 crianças e bebés, dez mulheres e 33 homens. Uma das mulheres resgatadas tinha um braço partido e foi assistida por médicos de Organizações Não-Governamentais (ONG), presentes no porto de Skala Sikaminea.

Desde 01 de outubro que uma equipa da Polícia Marítima (PM) portuguesa está no Mar Egeu, na Grécia, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), denominada "Poseidon Sea 2015", com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

A missão da PM no mar Egeu termina a 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Pelo menos 22 corpos retirados de hotel atacado em Cabul

    Mundo

    Pelo menos 22 corpos foram removidos do hotel de Cabul, no Afeganistão, atacado neste fim de semana pelos talibãs e alguns serão difíceis de identificar por estarem calcinados, de acordo com um novo relatório do Ministério da Saúde.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.