sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 55 afegãos "em pânico" no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na Grécia resgatou 55 afegãos "em pânico", no meio da travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Dimitris Michalakis / Reuters

Em comunicado, a AMN adianta que a embarcação em que seguiam os 55 afegãos, 12 dos quais crianças e bebés, estava a entrar com grandes dificuldades em águas territoriais gregas, encontrava-se com o motor avariado, sem propulsão e à deriva, sob influência das correntes marítimas.

Durante o resgate, geraram-se "momentos de grande tensão" entre os migrantes, uma vez que "não conseguiam entender que a equipa da Polícia Marítima os iria salvar a todos, nem conseguiam entender que era necessário manter a calma e cumprir as regras de segurança transmitidas", refere a AMN, indicando que os elementos da PM colocaram rapidamente a bordo mulheres, crianças e idosos, que apresentavam "sinais visíveis de grande cansaço".

Segundo a AMN, cerca de 40 afegãos foram resgatados para o interior da embarcação portuguesa e os restantes foram rebocados, em segurança, até ao porto de Skala Sikaminea, tendo sido distribuído, durante o trajeto, mantas térmicas, águas e bolachas.

No total, a PM resgatou 12 crianças e bebés, dez mulheres e 33 homens. Uma das mulheres resgatadas tinha um braço partido e foi assistida por médicos de Organizações Não-Governamentais (ONG), presentes no porto de Skala Sikaminea.

Desde 01 de outubro que uma equipa da Polícia Marítima (PM) portuguesa está no Mar Egeu, na Grécia, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), denominada "Poseidon Sea 2015", com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

A missão da PM no mar Egeu termina a 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.