sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE pede a Itália que se necessário use a força para recolher impressões digitais dos migrantes

A Comissão Europeia pediu na terça-feira a Itália para recolher as impressões digitais de todos os migrantes que chegam ao país, devendo usar a força se for necessário. A Itália precisa de desenvolver "um quadro legal mais sólido" para permitir o "uso da força para recolher as impressões digitais" dos imigrantes "que resistem à recolha", defende a Comissão Europeia, num comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

"O objetivo de 100% [de recolha] de impressões digitais à chegada dos migrantes tem de ser atingido sem demora", acrescenta.

O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, respondeu, na terça-feira, que o sistema legal italiano já permite o uso da força em tais situações, mas deputados do país manifestaram preocupação em relação ao pedido.

"O facto de a UE legitimar o uso da força contra migrantes vai contra as convenções sobre direitos humanos [e] é bastante preocupante", disse o deputado Mario Marazziti, presidente da comissão de assuntos sociais italiana.

A Comissão Europeia iniciou esta semana procedimentos legais contra a Croácia, Grécia e Itália por não registarem todos os migrantes na base de dados Eurodac quando entram pela primeira vez no continente europeu.

A UE está a debater soluções para a chegada de cerca de um milhão de migrantes à Europa este ano, a maioria deles refugiados sírios provenientes da Turquia.

A agência de refugiados das Nações Unidas informou em meados de novembro que 142.400 pessoas desembarcaram em Itália depois de terem feito uma perigosa viagem marítima através do Mediterrâneo este ano.

Uma cimeira europeia na quinta-feira vai discutir o controverso plano revelado esta semana para uma nova força de guardas costeiros que poderia intervir nos estados membros sem o seu consentimento.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.