sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezoito pessoas morrem afogadas perto da Turquia a caminho da Grécia

Dezoito migrantes morreram afogados na noite de sexta-feira para sábado ao largo das costas ocidentais da Turquia depois da embarcação onde seguiam para a ilha grega de Kalymnos se ter afundado no mar Egeu, anunciaram hoje meios turcos.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Outras catorze pessoas, designadamente de nacionalidade síria, iraquiana e paquistanesa, foram salvas pelos guardas costeiros turcos, precisou a agência de notícias Dogan.

Estes sobreviventes foram hospitalizados mas sofrem de hipotermia e o estado de saúde é considerado grave pelas autoridades de saúde, segundo a agência.

Os candidatos à imigração partiram do local balneário turco de Bodrum, sudoeste, na noite a bordo de uma velha embarcação que se virou e naufragou a duas milhas marítimas das costas turcas, referiram os sobreviventes.

Segundo a ONU, desde o início do ano, mais de 650 mil migrantes partiram da Turquia pelo mar para ilhas gregas.

No mesmo período, mais de 500 destes 650.000, na maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Ancara e Bruxelas concluíram no final de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros à Turquia em troca do compromisso daquele país de melhorar o controlo de fronteiras e de cooperar na luta contra os traficantes de migrantes.

A Turquia acolhe no seu território cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57