sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezoito pessoas morrem afogadas perto da Turquia a caminho da Grécia

Dezoito migrantes morreram afogados na noite de sexta-feira para sábado ao largo das costas ocidentais da Turquia depois da embarcação onde seguiam para a ilha grega de Kalymnos se ter afundado no mar Egeu, anunciaram hoje meios turcos.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Outras catorze pessoas, designadamente de nacionalidade síria, iraquiana e paquistanesa, foram salvas pelos guardas costeiros turcos, precisou a agência de notícias Dogan.

Estes sobreviventes foram hospitalizados mas sofrem de hipotermia e o estado de saúde é considerado grave pelas autoridades de saúde, segundo a agência.

Os candidatos à imigração partiram do local balneário turco de Bodrum, sudoeste, na noite a bordo de uma velha embarcação que se virou e naufragou a duas milhas marítimas das costas turcas, referiram os sobreviventes.

Segundo a ONU, desde o início do ano, mais de 650 mil migrantes partiram da Turquia pelo mar para ilhas gregas.

No mesmo período, mais de 500 destes 650.000, na maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Ancara e Bruxelas concluíram no final de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros à Turquia em troca do compromisso daquele país de melhorar o controlo de fronteiras e de cooperar na luta contra os traficantes de migrantes.

A Turquia acolhe no seu território cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.