sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezoito pessoas morrem afogadas perto da Turquia a caminho da Grécia

Dezoito migrantes morreram afogados na noite de sexta-feira para sábado ao largo das costas ocidentais da Turquia depois da embarcação onde seguiam para a ilha grega de Kalymnos se ter afundado no mar Egeu, anunciaram hoje meios turcos.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Outras catorze pessoas, designadamente de nacionalidade síria, iraquiana e paquistanesa, foram salvas pelos guardas costeiros turcos, precisou a agência de notícias Dogan.

Estes sobreviventes foram hospitalizados mas sofrem de hipotermia e o estado de saúde é considerado grave pelas autoridades de saúde, segundo a agência.

Os candidatos à imigração partiram do local balneário turco de Bodrum, sudoeste, na noite a bordo de uma velha embarcação que se virou e naufragou a duas milhas marítimas das costas turcas, referiram os sobreviventes.

Segundo a ONU, desde o início do ano, mais de 650 mil migrantes partiram da Turquia pelo mar para ilhas gregas.

No mesmo período, mais de 500 destes 650.000, na maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Ancara e Bruxelas concluíram no final de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros à Turquia em troca do compromisso daquele país de melhorar o controlo de fronteiras e de cooperar na luta contra os traficantes de migrantes.

A Turquia acolhe no seu território cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09