sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Onze migrantes mortos em novo naufrágio no mar Egeu

Onze migrantes, incluindo três crianças, morreram hoje no mar Egeu, junto à costa da Turquia, no naufrágio de uma embarcação que tinha como destino as ilhas gregas, informou a agência de notícias estatal turca Anatolia.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Umit Bektas / Reuters

Outros sete ocupantes da embarcação conseguiram ser resgatados pela guarda costeira turca, acrescentou a agência noticiosa, que não precisou a nacionalidade das vítimas mortais e dos sobreviventes.

A embarcação envolvida no naufrágio tinha deixado a localidade Kusadasi (sudoeste da Turquia), situada mesmo em frente à ilha grega de Samos.

Naufrágios como este são muito frequentes nesta zona, especialmente no inverno.

Na noite de sexta-feira para sábado, outros 18 migrantes, incluindo crianças de tenra idade, perderam a vida em outro naufrágio ocorrido no mar Egeu, ao largo da costa ocidental da Turquia. O incidente ocorreu quando a embarcação se aproximava da ilha grega de Kalymnos.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciaram hoje que um milhão de migrantes chegou desde janeiro à Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo, naquele que é o maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial.

"Até 21 de dezembro, cerca de 972.000 tinham atravessado o mar Mediterrâneo, segundo números do ACNUR. Além desses, a OIM calcula que mais de 34.000 chegaram à Bulgária e à Grécia após terem atravessado a Turquia", indicaram hoje as duas organizações, num comunicado conjunto.

Ancara e a União Europeia (UE) concluíram em finais de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros para a Turquia. Em troca, as autoridades turcas assumiram o compromisso de melhorar o controlo das suas fronteiras e de cooperar na luta contra as redes de tráfico de pessoas.

A Turquia acolhe atualmente cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19