sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Onze migrantes mortos em novo naufrágio no mar Egeu

Onze migrantes, incluindo três crianças, morreram hoje no mar Egeu, junto à costa da Turquia, no naufrágio de uma embarcação que tinha como destino as ilhas gregas, informou a agência de notícias estatal turca Anatolia.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Umit Bektas / Reuters

Outros sete ocupantes da embarcação conseguiram ser resgatados pela guarda costeira turca, acrescentou a agência noticiosa, que não precisou a nacionalidade das vítimas mortais e dos sobreviventes.

A embarcação envolvida no naufrágio tinha deixado a localidade Kusadasi (sudoeste da Turquia), situada mesmo em frente à ilha grega de Samos.

Naufrágios como este são muito frequentes nesta zona, especialmente no inverno.

Na noite de sexta-feira para sábado, outros 18 migrantes, incluindo crianças de tenra idade, perderam a vida em outro naufrágio ocorrido no mar Egeu, ao largo da costa ocidental da Turquia. O incidente ocorreu quando a embarcação se aproximava da ilha grega de Kalymnos.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciaram hoje que um milhão de migrantes chegou desde janeiro à Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo, naquele que é o maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial.

"Até 21 de dezembro, cerca de 972.000 tinham atravessado o mar Mediterrâneo, segundo números do ACNUR. Além desses, a OIM calcula que mais de 34.000 chegaram à Bulgária e à Grécia após terem atravessado a Turquia", indicaram hoje as duas organizações, num comunicado conjunto.

Ancara e a União Europeia (UE) concluíram em finais de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros para a Turquia. Em troca, as autoridades turcas assumiram o compromisso de melhorar o controlo das suas fronteiras e de cooperar na luta contra as redes de tráfico de pessoas.

A Turquia acolhe atualmente cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.