sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Um milhão de migrantes chegaram à Europa em 2015

Um milhão de migrantes e refugiados entraram na Europa desde janeiro de 2015, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). É o fluxo migratório mais elevado desde a IIª Guerra Mundial.

Imigrante ilegal reza após ser salvo de naufrágio no Mediterrâneo.

Imigrante ilegal reza após ser salvo de naufrágio no Mediterrâneo.

© Ismail Zetouni / Reuters

"A 21 de dezembro [de 2015], 972 mil [pessoas] atravessaram o mar Mediterrâneo, de acordo com os números do ACNUR. Alem disso, a OIM estima que mais de 34 mil passaram pela Bulgária e Grécia depois de atravessarem a Turquia", indicam as duas organizações em comunicado conjunto.

"O total representa o fluxo migratório mais elevado desde a IIª Guerra Mundial" na Europa. Em 2014, 219 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo para a Europa.

Na travessia do mar morreram quase 3.700 pessoas.

Entre o milhão de pessoas que chegaram este ano à Europa "uma em duas - meio milhão de pessoas - eram sírios a fugir da guerra no seu país", revelam as organizações. Os afegãos representam 20% e os iraquianos 7%.

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.