sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 2 mil migrantes resgatados nos últimos três dias no Canal da Sicília

Mais de 2 mil migrantes foram resgatados nos últimos três dias pela Guarda Costeira e a Marinha italianas, enquanto navegavam à deriva em barcaças no Canal da Sicília, estreito do Mediterrâneo que separa a costa norte de África da costa italiana.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Antonio Parrinello / Reuters

De acordo com a Guarda Costeira, na sexta-feira, dia de Natal, foram resgatados 751 migrantes que viajavam a bordo de cinco lanchas pneumáticas e uma barcaça.

Também na sexta-feira, chegou ao porto de Reggio Calabria, no Sul de Itália, o navio 'Corsi' da Guarda Costeira para deixar 312 homens e 59 mulheres resgatados algumas horas antes.

No dia anterior, véspera de Natal, desembarcaram em Porto Empedocle, na Sicília, 661 migrantes resgatados na quarta-feira, entre estes 103 mulheres e 12 crianças.

A 23 de dezembro, quarta-feira, em várias operações de resgate foram socorridos 859 migrantes, que estavam em lanchas em frente à costa da Líbia. No dia antes foram resgatadas 728 pessoas, uma delas já cadáver.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.