sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 62 refugiados de embarcação de pesca no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na ilha grega de Lesbos resgatou, no sábado, 62 refugiados, incluindo 22 bebés e crianças, de uma embarcação de pesca, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Dimitris Michalakis / Reuters

Segundo a AMN, os 62 refugiados resgatados pela PM seguiam numa embarcação de pesca que se dirigia para uma zona rochosa, onde não havia condições para atracar o barco, nem fazer desembarcar os imigrantes em segurança.

A embarcação era dirigida por um homem que inicialmente se pensava ser um facilitador, mas no final do resgate, no porto grego de Molivos, verificou-se que se tratava de um pescador de nacionalidade iraniana, adianta a AMN, referindo que "facilitadores em território turco entregaram o governo do barco de pesca ao imigrante iraniano".

Em comunicado, a AMN indica que a equipa da PM decidiu aproximar-se da embarcação quando verificou que o barco se dirigia para uma zona rochosa sem condições para atracar, tendo conseguido levá-lo até ao porto de Molivos, onde todos desembarcaram em segurança.

O barco de pesca foi levado até ao porto de Molivos por um dos três elementos da PM que se encontrava na patrulha, auxiliado por um segundo membro da equipa, tendo a embarcação da Polícia Marítima "acompanhado de perto todo o trajeto e mantendo o contacto via rádio com os dois elementos da equipa", refere ainda a AMN.

No total foram resgatados 21 bebés e crianças, dezanove mulheres e 22 homens.

Desde 1 de outubro que uma equipa da Polícia Marítima portuguesa está no Mar Egeu, na Grécia, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), denominada "Poseidon Sea 2015", com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

A missão da Polícia Marítima no mar Egeu de apoio à guarda-costeira grega termina a 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.