sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha recebeu 1,1 milhões de pedidos de asilo em 2015

Alemanha recebeu 1,1 milhões de pedidos de asilo, anunciou hoje, em comunicado, o Gabinete Federal das Migrações e dos Refugiados (BAMF, na sigla alemã), com os sírios a representarem quase 40% do total.

Abrigo para refugiados no antigo aeroporto de Berlim Tempelhof.

Abrigo para refugiados no antigo aeroporto de Berlim Tempelhof.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Em 2015, à escala federal, foram registados cerca de 1,1 milhões de pedidos de asilo", indicou o gabinete, lembrando que o total de requerentes quintuplicou em relação a 2014.

O número de sírios que ao longo do ano passado procuraram refúgio na maior economia da Europa foi de 428.468, com os afegãos a constituírem o segundo grupo, com 154.046 requerentes.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC