sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Petição sugere Nobel de Paz para habitantes das ilhas gregas que recebem refugiados

Uma petição criada na plataforma Avaaz, e que já recolheu mais de 216.000 assinaturas, está a sugerir que o próximo prémio Nobel da Paz seja atribuído às populações das ilhas gregas pela sua contribuição na ajuda à crise dos refugiados.

Voluntário grego ajuda um barco com refugiados a chegar à ilha de Lesbos.

Voluntário grego ajuda um barco com refugiados a chegar à ilha de Lesbos.

Santi Palacios / AP

"As populações das ilhas gregas do Mar Egeu (e muitas organizações com fins não-lucrativos de todo o mundo e os gregos na diáspora) fizeram e continuam a fazer todo o possível para ajudar os refugiados sírios e dar-lhes o conforto possível, embora eles próprios tenham pouco para oferecer e apesar de estarem submetidos há muitos anos a uma grave crise económica", refere a petição, com origem nos Estados Unidos.

O autor da iniciativa argumenta ainda que a população das ilhas gregas que tem ajudado os refugiados à chegada da perigosa travessia do Mar Egeu tem demonstrado "um exemplo de amor ao próximo, de entrega e respeito por pessoas que lhes são completamente estranhas", com um "contributo muito significativo para a paz e estabilidade no mundo".

A petição sugere que o Nobel da Paz seja entregue aos habitantes de Lesbos, Chios, Kos e outras ilhas por onde terão transitado em 2015 cerca de 800 mil pessoas, na larga maioria provenientes das regiões de conflito no Médio Oriente, Ásia e África.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.