sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Petição sugere Nobel de Paz para habitantes das ilhas gregas que recebem refugiados

Uma petição criada na plataforma Avaaz, e que já recolheu mais de 216.000 assinaturas, está a sugerir que o próximo prémio Nobel da Paz seja atribuído às populações das ilhas gregas pela sua contribuição na ajuda à crise dos refugiados.

Voluntário grego ajuda um barco com refugiados a chegar à ilha de Lesbos.

Voluntário grego ajuda um barco com refugiados a chegar à ilha de Lesbos.

Santi Palacios / AP

"As populações das ilhas gregas do Mar Egeu (e muitas organizações com fins não-lucrativos de todo o mundo e os gregos na diáspora) fizeram e continuam a fazer todo o possível para ajudar os refugiados sírios e dar-lhes o conforto possível, embora eles próprios tenham pouco para oferecer e apesar de estarem submetidos há muitos anos a uma grave crise económica", refere a petição, com origem nos Estados Unidos.

O autor da iniciativa argumenta ainda que a população das ilhas gregas que tem ajudado os refugiados à chegada da perigosa travessia do Mar Egeu tem demonstrado "um exemplo de amor ao próximo, de entrega e respeito por pessoas que lhes são completamente estranhas", com um "contributo muito significativo para a paz e estabilidade no mundo".

A petição sugere que o Nobel da Paz seja entregue aos habitantes de Lesbos, Chios, Kos e outras ilhas por onde terão transitado em 2015 cerca de 800 mil pessoas, na larga maioria provenientes das regiões de conflito no Médio Oriente, Ásia e África.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11