sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sete refugiados encontrados mortos na costa mediterrânica da Turquia

Sete refugiados foram encontrados mortos nas últimas 24 horas na costa mediterrânica da província turca de Esmirna, informou o diário Hurriyet no seu sítio na internet.

Santi Palacios

Seis das vítimas foram encontradas no distrito de Seferihisar e uma sétima no de Menderes.

Dezenas de milhares de refugiados provenientes da Síria e de outros países do Médio Oriente procuram desde o início do ano chegar a alguma ilha grega a partir das províncias turcas de Çanakkale, Balikesir, Esmirna, Mugla y Aydin, que têm costas mediterrânicas.

No ano passado, centenas de milhares de pessoas chegaram por barco às ilhas gregas, de onde foram transferidos para Atenas e outras cidades helénicas, seguindo depois para o centro da Europa.

Segundo a Organização Internacional das Migrações, pelo menos 805 pessoas faleceram no Mar Egeu e cerca de 850 mil conseguiram entrar na Grécia.

O atual clima invernoso torna estas travessias da Turquia para a Grécia ainda mais perigosas.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.