sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de três crianças e cinco adultos resgatados ao largo da Grécia

Os corpos de três homens e duas mulheres deram à costa da ilha grega de Samos, uma das mais próximas da Turquia e, por isso, uma das principais portas de entrada de migrantes para a Europa. Horas antes foram resgatados os corpos de três crianças vítimas de um naufrágio no mar Egeu.

© Giorgos Moutafis / Reuters

Os cinco corpos foram encontrados horas depois de uma embarcação naufragar no mar Egeu, onde já se sentem as condições invernosas no mar e no vento, com rajadas de mais de 70 quilómetros por hora.

Pelo menos três crianças morreram - dois meninos de 2 anos e uma menina de 4 - depois de um novo naufrágio de uma embarcação que tentava chegar à ilha grega de Agathonisi, procedente da Turquia.

Apesar das duras condições meteorológicas, os barcos com refugiados e migrantes a bordo continuam a chegar diariamente às ilhas helénicas do Egeu mais próximas da costa turca.

Em 2015, entraram na Grécia quase 800 mil pessoas, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Só na primeira semana deste ano, foi contabilizada a entrada de mais 9.900.

Também em Agathonisi encalhou, esta madrugada, um barco da guarda costeira grega que perseguia um bote em que seguiam presumíveis traficantes, os quais escaparam em direção à costa da Turquia, pelo que indicaram as autoridades daquele país.

Devido a um problema técnico, a embarcação da guarda costeira ficou presa em águas pouco profundas da zona de Agathonisi, contudo, dada a sua proximidade a terra, não foram registados feridos entre a tripulação.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.