sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Schäuble sugere imposto europeu para financiar crise de refugiados

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sugeriu hoje a hipótese de um imposto europeu sobre a gasolina, caso seja necessário, para lidar financeiramente com a crise de refugiados, numa entrevista ao diário Süddeutsche Zeitung.

© Scanpix Denmark / Reuters

"Se os orçamentos nacionais ou o orçamento europeu não forem suficientes, então poderemos fazer um acordo para criar, por exemplo, um imposto de um determinado nível por cada litro de gasolina", disse o ministro.

"Desse modo teríamos meios para uma resposta europeia à questão dos refugiados", afirmou, acrescentando que "a solução do problema não deve falhar por falta de recursos".

O ministro considerou que o sucedido em Colónia - uma série de ataques, incluindo abuso sexual, atribuídos a migrantes, na noite de Ano Novo - "reforça a pressão" para encontrar rapidamente "uma solução para o problema do controlo das fronteiras externas da União Europeia ".

"É indiscutível", sublinhou.

"O problema deve ser resolvido no palco europeu. [...] Caso contrário, não será só a Alemanha a sofrer as consequências, como alguns parecem pensar, mas também os nossos vizinhos e os países dos Balcãs, como a Grécia, que serão afetados", acrescentou.

O ministro lamentou que "as coisas estejam a caminhar muito devagar na Europa", e afirmou apoiar plenamente os esforços da chanceler Angela Merkel para encontrar uma solução.

"Eu apoio com toda a força das minhas convicções o que disse a chanceler: temos de resolver o problema ao nível das fronteiras exteriores da Europa."

Pois, se o problema não for resolvido a esse nível, "será nas fronteiras nacionais, e essa será a pior das soluções", pois a Europa ficará numa situação de crise ainda maior, acrescentou.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58