sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia e Croácia vão limitar entrada de refugiados

Os governos da Eslovénia e da Croácia confirmaram que vão seguir as restrições à entrada de refugiados anunciadas hoje pela Áustria.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Srdjan Zivulovic / Reuters

"O governo adotará as correspondentes decisões na quinta-feira e uma das possibilidades é determinar o limite do fluxo de refugiados proveniente da Croácia. Teremos de adaptarmos ao que a Áustria fizer", declarou o ministro do Exterior esloveno, Karl Erjavec a jornalistas.

As declarações tiveram lugar após Viena ter hoje anunciado que vai limitar a aceitação dos pedidos de asilo a um máximo de 37.500 este ano, embora o ministro tenha dito que ainda não recebeu qualquer informação oficial da Áustria.

De acordo com a agência de notícias eslovena STA, a situação nas fronteiras do país balcânico não se alterou até agora, esperando-se que a Áustria comece a implementar as novas medidas a partir do próximo mês.

Também o ministro do Interior croata, Ranko Ostojic, confirmou hoje que a Croácia aplicará medidas restritivas se a Áustria e a Eslovénia o fizerem.

"A Croácia vai agir como os demais países em redor", declarou o governante à agência de notícias croata Hina.

Pela Croácia e pela Eslovénia passaram, desde setembro passado, cerca de 600.000 refugiados procedentes da Sérvia.

Nesse período, quase todos passaram pela Eslovénia rumo à Áustria, enquanto, nas últimas semanas, todos os dias centenas de pessoas atravessaram a fronteira com destino a Itália.

Por seu lado, o governo da Sérvia anunciou hoje que apenas permitirá a passagem pelo seu território de refugiados que pretendam solicitar asilo à Áustria ou à Alemanha.

Com as novas medidas hoje anunciadas, a Áustria pretende gerar, segundo o ministro do Exterior, Sebastian Kurz, um "efeito dominó" que leve os restantes países da chamada "rota dos Balcãs" a aumentar o controlo, com receio de que os refugiados sejam devolvidos aos respetivos territórios.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.