sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia encerra fronteira com a Grécia

A Macedónia encerrou a fronteira com a Grécia à passagem de migrantes, bloqueando centenas de pessoas em território grego, anunciou hoje a polícia local.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

© Ognen Teofilovski / Reuters

"A fronteira está encerrada", disse um responsável policial à agência France Presse, depois de um porta-voz da polícia grega ter informado que a fronteira está fechada desde terça-feira à noite.

Cerca de 600 migrantes estavam na altura do lado grego da fronteira, aguardando para passar para a Macedónia, segundo o porta-voz.

Uma das rotas seguidas pelos migrantes que pretendem chegar à Europa do Norte começa na Grécia passando pela Macedónia, Sérvia e Croácia, seguindo, sobretudo desde que a Hungria encerrou as suas fronteiras, pela Eslovénia até à Áustria.

A fonte policial macedónia justificou a medida com um problema com os comboios da Eslovénia, mas a companhia ferroviária eslovena, Slovenske Zeleznice (SZ), assegurou que o serviço está a funcionar com normalidade.

A empresa indicou apenas no seu 'site' que um problema técnico causou perturbações de tráfego na fronteira com a Croácia e que os comboios foram substituídos por autocarros, permitindo que os migrantes "estejam a viajar sem problemas".

A Sérvia, por seu lado, anunciou que a partir de hoje só vai permitir a travessia do seu território aos migrantes que pretendam obter asilo na Alemanha ou na Áustria.

A decisão foi uma resposta a declarações de responsáveis austríacos na semana passada sobre a intenção de, à semelhança da Alemanha, não permitir a entrada de migrantes que pretendam obter asilo na Escandinávia.

Por outro lado, o ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic, disse hoje que se a Alemanha, Áustria e Croácia decidirem encerrar as fronteiras, Belgrado fará o mesmo.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00