sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia encerra fronteira com a Grécia

A Macedónia encerrou a fronteira com a Grécia à passagem de migrantes, bloqueando centenas de pessoas em território grego, anunciou hoje a polícia local.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

© Ognen Teofilovski / Reuters

"A fronteira está encerrada", disse um responsável policial à agência France Presse, depois de um porta-voz da polícia grega ter informado que a fronteira está fechada desde terça-feira à noite.

Cerca de 600 migrantes estavam na altura do lado grego da fronteira, aguardando para passar para a Macedónia, segundo o porta-voz.

Uma das rotas seguidas pelos migrantes que pretendem chegar à Europa do Norte começa na Grécia passando pela Macedónia, Sérvia e Croácia, seguindo, sobretudo desde que a Hungria encerrou as suas fronteiras, pela Eslovénia até à Áustria.

A fonte policial macedónia justificou a medida com um problema com os comboios da Eslovénia, mas a companhia ferroviária eslovena, Slovenske Zeleznice (SZ), assegurou que o serviço está a funcionar com normalidade.

A empresa indicou apenas no seu 'site' que um problema técnico causou perturbações de tráfego na fronteira com a Croácia e que os comboios foram substituídos por autocarros, permitindo que os migrantes "estejam a viajar sem problemas".

A Sérvia, por seu lado, anunciou que a partir de hoje só vai permitir a travessia do seu território aos migrantes que pretendam obter asilo na Alemanha ou na Áustria.

A decisão foi uma resposta a declarações de responsáveis austríacos na semana passada sobre a intenção de, à semelhança da Alemanha, não permitir a entrada de migrantes que pretendam obter asilo na Escandinávia.

Por outro lado, o ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic, disse hoje que se a Alemanha, Áustria e Croácia decidirem encerrar as fronteiras, Belgrado fará o mesmo.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano