sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia encerra fronteira com a Grécia

A Macedónia encerrou a fronteira com a Grécia à passagem de migrantes, bloqueando centenas de pessoas em território grego, anunciou hoje a polícia local.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

© Ognen Teofilovski / Reuters

"A fronteira está encerrada", disse um responsável policial à agência France Presse, depois de um porta-voz da polícia grega ter informado que a fronteira está fechada desde terça-feira à noite.

Cerca de 600 migrantes estavam na altura do lado grego da fronteira, aguardando para passar para a Macedónia, segundo o porta-voz.

Uma das rotas seguidas pelos migrantes que pretendem chegar à Europa do Norte começa na Grécia passando pela Macedónia, Sérvia e Croácia, seguindo, sobretudo desde que a Hungria encerrou as suas fronteiras, pela Eslovénia até à Áustria.

A fonte policial macedónia justificou a medida com um problema com os comboios da Eslovénia, mas a companhia ferroviária eslovena, Slovenske Zeleznice (SZ), assegurou que o serviço está a funcionar com normalidade.

A empresa indicou apenas no seu 'site' que um problema técnico causou perturbações de tráfego na fronteira com a Croácia e que os comboios foram substituídos por autocarros, permitindo que os migrantes "estejam a viajar sem problemas".

A Sérvia, por seu lado, anunciou que a partir de hoje só vai permitir a travessia do seu território aos migrantes que pretendam obter asilo na Alemanha ou na Áustria.

A decisão foi uma resposta a declarações de responsáveis austríacos na semana passada sobre a intenção de, à semelhança da Alemanha, não permitir a entrada de migrantes que pretendam obter asilo na Escandinávia.

Por outro lado, o ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic, disse hoje que se a Alemanha, Áustria e Croácia decidirem encerrar as fronteiras, Belgrado fará o mesmo.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51