sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 39 migrantes ao largo da Grécia

A Polícia Marítima (PM), em missão na ilha grega de Lesbos, retirou de uma embarcação "a meter água e com princípio de incêndio nos motores" 39 migrantes, que faziam a travessia entre a Turquia e a Grécia.

(arquivo)

(arquivo)

"A PM decidiu aproximar-se do barco e abordá-lo, por forma a tomar o seu governo e atracá-lo em segurança no Porto de Skala Sikaminea. A embarcação foi [...]acompanhada de perto pela embarcação portuguesa ARADE", refere a Polícia Marítima em comunicado.

A PM adianta que durante o percurso, os emigrantes a bordo indicaram que o barco estava a meter água e face ao fumo negro que estava a ser libertado pelos motores da embarcação, indiciando o início de um incêndio, a equipa da PM decidiu retirar rapidamente todos ocupantes para a embarcação ARADE.

Segundo o texto disponível na página na Internet da Autoridade Marítima Nacional, a equipa da polícia portuguesa contou, para esta operação, com a ajuda de uma organização não-governamental espanhola e outra alemã, presentes na zona para prestar apoio aos migrantes e refugiados.

"No total foram resgatados 39 emigrantes, dos quais 15 bebés e crianças, 10 mulheres e 14 homens. À chegada ao porto de Skala Sikaminea, onde todos desembarcaram em segurança, já os aguardavam ONG's e médicos que auxiliaram no desembarque dos emigrantes", refere o mesmo comunicado.

A PM, integrada na missão POSEIDON RAPID INTERVENTION da agência europeia de controlo de fronteiras -- FRONTEX -- vai manter-se na Grécia, a prestar apoio à Guarda Costeira grega, até 30 de setembro de 2016.

"Até ao momento a equipa já resgatou em segurança e transportou para terra 2.040 emigrantes e refugiados", contabilizou a PM.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho