sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pelo menos 15 mortos em dois naufrágios no mar Egeu, incluindo seis crianças

Pelo menos 15 pessoas, incluindo seis crianças, morreram na manhã de hoje em dois naufrágios sucessivos ao largo das ilhas gregas Farmakonissi e Kalolimnos no mar Egeu, enquanto dezenas de migrantes foram dados como desaparecidos, informou a guarda costeira.

© Giorgos Moutafis / Reuters (Arquivo)

No primeiro naufrágio, ocorrido perto das 00:30 (hora de Lisboa), 48 pessoas conseguiram alcançar a salvo as costas de Farmakoniss, depois de o barco em que seguiam ter embatido nas rochas, segundo a polícia portuária. Os corpos de seis crianças e o de uma mulher foram recuperados pela guarda costeira após o naufrágio.

Algumas horas mais tarde, outro barco virou ao largo de Kalolimnos e a polícia portuária recuperou oito mortos.

No total, 26 pessoas sobreviveram a este segundo naufrágio, mas segundo declarações dos sobreviventes, havia dezenas de pessoas a bordo do barco proveniente das costas turcas.

Na quinta-feira, pelo menos 12 migrantes, incluindo crianças, morreram ao largo das costas ocidentais da Turquia. A guarda costeira turca conseguiu salvar 28 pessoas.

Segundo estimativas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 77 pessoas morreram nestas travessias entre 01 e 18 de janeiro.

Também desde o início do ano, a OIM contou 31 mil chegadas às ilhas gregas, um número 21 vezes superior do que o registado em janeiro de 2015.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.