sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima salva 22 crianças entre 52 pessoas num bote a afundar

A Polícia Marítima portuguesa salvou 22 crianças que se encontravam num bote prestes a afundar, a meio da travessia entre a Turquia e a Grécia, onde se encontravam dezenas de pessoas em pânico.

© Giorgos Moutafis / Reuters

A operação de salvamento, hoje anunciada por esta polícia, ocorreu na sexta-feira quando a patrulha detetou um bote "coberto de água", com dezenas de emigrantes e refugiados a necessitar de socorro.

De acordo com a mesma fonte, os ocupantes da embarcação encontravam-se "totalmente molhados e prestes a entrar em hipotermia", face às baixas temperaturas na região da ilha de Lesbos.

"Do bote, em grandes dificuldades, foram resgatados 52 emigrantes, dos quais 22 bebés e crianças, sete mulheres e 23 homens", afirma a Polícia Marítima, indicando que uma mulher tinha uma perna partida e um idoso tinha mobilidade reduzida.

O primeiro apoio foi prestado no barco de transporte até ao porto de Skala SiKaminea, com mantas térmicas. No porto encontravam-se várias organizações e médicos que ajudaram no desembarque e assistência.

A Polícia Marítima encontra-se em Lesbos desde 01 de outubro, integrada na missão "Poseidon Rapid Intervention".

Até agora, a equipa resgatou mais de 2.153 pessoas que corriam risco de vida, sendo 527 bebés e crianças.

A PM vai manter o apoio à guarda costeira grega integrada na missão Frontex até 30 de setembro.

Lusaresgat

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Nove fatores que aumentam o risco de demência

    Mundo

    Um em cada três casos de demência podia ter sido evitado sem recorrer a medicamentos. Um estudo publicado na revista científica The Lancet explica como é possível evitar a demência e quais os fatores que contribuem para a doença.

  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.