sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Centenas de pessoas manifestam-se contra cerca erguida na fronteira greco-turca

Várias centenas de manifestantes desfilaram hoje no nordeste da Grécia contra a cerca erguida na fronteira terrestre greco-turca, reclamando a abertura de passagens seguras para os migrantes.

© Alexandros Avramidis / Reuter

O protesto acontece dois dias após o afogamento de pelo menos 45 refugiados no mar Egeu.

Respondendo ao apelo de organizações de esquerda, os manifestantes, entre os quais ativistas turcos, agitaram bandeiras em que podia ler-se, em grego, turco e inglês "Abram as fronteiras, Chega de mortes no Egeu!".

Partiram da cidade de Kastanies, alguns envergando um colete salva-vidas, transformado em símbolo do êxodo no mar Egeu, e foram parados pela polícia a várias centenas de metros da cerca, situada numa zona militarizada de acesso restrito.

Um grupo de emigrantes paquistaneses empunhava uma bandeira com uma fotografia do pequeno sírio Aylan, jazendo morto numa praia turca, recordando uma das vítimas de naufrágio que emocionou a comunidade internacional em setembro.

A seguir, dezenas de outros "Aylan" pereceram em circunstâncias semelhantes no mar Egeu, dos quais pelo menos só 20 na sexta-feira, em três naufrágios entre a Turquia e as ilhas gregas.

Outro grupo de manifestantes foi bloqueado pelas autoridades turcas no posto fronteiriço de Kypoi, onde chegou de carro.

Esta manifestação foi a segunda do género desde outubro.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.