sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Nações Unidas garantem que Europa tem capacidade para dar resposta à chegada de refugiados

O novo Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, afirmou hoje que os países industrializados têm capacidade para dar resposta à entrada de refugiados, mesmo que o contexto político na Europa seja "muito complexo".

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

Numa conferência de imprensa em Paris, Filippo Grandi defendeu a "necessidade crescente de integração de migrantes em sociedades envelhecidas".

"Os migrantes e refugiados são contribuintes ativos numa sociedade", sublinhou o sucessor de António Guterres no ACNUR, recordando "o potencial incrível" que a entrada destes cidadãos pode significar para uma sociedadde.

Ainda assim, Grandi admitiu que "o contexto político é muito complexo na Europa", por conta de acontecimentos como os atentados de novembro passado em Paris, que projetam uma "imagem muito negativa" sobre a imigração.

"Seria muito perigoso para a Europa virar as costas ao seu próprio processo de integração, com o regresso do controlo de fronteiras, disse.

Filippo Grandi qualificou ainda a reforma da lei do asilo na Dinamarca - que prevê o confisco de valores a migrantes - como uma decisão "não muito boa" em termos de integração.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.