sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Naufrágio no mar Egeu faz 25 mortos

O número dos migrantes que perderam hoje a vida quando o barco em que viajavam naufragou, ao largo da ilha de Samos, no mar Egeu, aumentou para 25, entre os quais 10 crianças, segundo a guarda-costeira grega.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Umit Bektas / Reuters

Estão ainda dadas como desaparecidas 10 pessoas, tendo outras 10 sido resgatadas em estado de choque, num total de 45 que ocupavam a embarcação oriunda da Turquia com destino à Grécia.

O alerta para o naufrágio foi dado por um dos sobreviventes, que conseguiu nadar até à costa, tendo navios gregos e da agência europeia de fronteiras Frontex participado nas operações de salvamento dos migrantes, cuja nacionalidade não foi ainda divulgada.

De acordo com a guarda-costeira, mais de 300 migrantes foram resgatados ao longo do dia em incidentes distintos ao redor da ilha de Lesbos, o principal ponto de desembarque escolhido por traficantes de pessoas, dada a sua proximidade com a costa turca.

Apesar das condições invernais, milhares de pessoas que procuram fugir à guerra e à pobreza no Médio Oriente, na Ásia e em África continuam a fazer a arriscada viagem por mar para a Europa, muitos pagando com a vida.

Na semana passada, afogaram-se 44 pessoas num único dia, quando três barcos de migrantes tiveram problemas em águas gregas.

E esta quarta-feira, as equipas de resgate encontraram os corpos de sete migrantes afogados, incluindo duas crianças, na sequência de um naufrágio ao largo da ilha grega de Kos.

A mais recente tragédia ocorre num contexto de pressão sobre a Grécia, por parte dos seus homólogos europeus, para que trave o fluxo de migrantes, tendo a Comissão Europeia acusado quarta-feira Atenas de haver "negligenciado seriamente" o seu dever de proteger as fronteiras.

De acordo com a ONU, este ano já chegaram à Grécia mais de 46.000 migrantes, tendo 200 morrido durante a viagem, enquanto em 2015 o país recebeu mais de 850.000.

Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.