sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Equipa de refugiados vai estar presente nos Jogos Olímpicos

Um equipa de refugiados vai participar nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O anúncio foi feito pelo Presidente do Comité Olímpico internacional durante uma visita a um campo de refugiados na Grécia.

A equipa será constituída entre cinco a dez pessoas que vão desfilar em penúltimo lugar na cerimónia de abertura de 5 de agosto. Entre os atletas há uma nadadora síria que treina na Alemanha, um judoca da República Democrática do Congo refugiado no Brasil e uma praticante iraniana de taekwondo que se encontra na Bélgica.

Para Thomas Bach esta é a oportunidade de enviar uma mensagem de esperança e confiança aos cerca de 60 milhões de refugiados por todo o mundo. o O percurso da tocha olímpica que deve ser acesa em abril, vai passar pelo campo de Eléonas, nos arredores de Atenas, sendo transportada por um refugiado.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".