sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezenas de mascarados atacam migrantes em Estocolmo

Várias dezenas de homens mascarados, presumivelmente ligados a grupos neonazis, dirigiram-se na sexta-feira para o centro de Estocolmo com o objetivo de agredir migrantes, anunciou hoje a polícia sueca.

Crianças refugiadas à espera de vaga num centro de refugiados em Estocolmo.

Crianças refugiadas à espera de vaga num centro de refugiados em Estocolmo.

© TT News Agency / Reuters

Até às 12:00 de hoje não havia registos de queixas de eventuais vítimas, disse à AFP o porta-voz da polícia de Estocolmo, Towe Hägg.

Entre 50 a 100 pessoas, mascaradas ou encapuzadas, no âmbito de um encontro organizado, dirigiram-se na sexta-feira para o centro da capital sueca, mais concretamente para Sergels Torg, uma grande praça pedonal de Estocolmo onde se cruzam jovens, marginais e migrantes menores sozinhos.

De acordo com testemunhas citadas pelo diário Aftonbladet, os agressores atacaram "pessoas com aparência estrangeira" e distribuíram folhetos, sem assinatura, onde incitavam a dar às crianças de rua de origem norte-africana "a punição que merecem".

"Eu estava a passar e vi um grupo vestido de negro, mascarado (...) que começou a bater em estrangeiros", contou uma testemunha.

"Vi três pessoas a serem molestadas", acrescentou.

Perante a informação de "um plano de agressão a migrantes menores não acompanhados no centro de Estocolmo", as autoridades suecas destacaram meios para o local, que incluiu unidades antimotim e vigilância aérea através de helicópteros.

Um homem de 46 anos foi detido após ter desferido um golpe no rosto de um polícia à paisana.

Outras três pessoas, com idades entre os 20 e os 30 anos, chegaram a ser detidas por perturbação da ordem pública e uma outra foi detida e terá um processo por posse de arma branca proibida.

Entretanto, foi aberto um inquérito relativo a uma "conspiração para cometer violência agravada" que tem como objetivo identificar as pessoas ou organizações envolvidas nesta iniciativa.

A página eletrónica Nordfront, conotada com o movimento neonazi SMR, afirmava na sexta-feira saber que "uma centena de 'hooligans'" dos clubes AIK e Djurgarden se preparavam para "fazer o trabalho doméstico entre os imigrantes do Norte de África".

Ao diário Aftonbladet, as forças policiais confirmaram as suspeitas relativas a estes grupos radicais.

No ano passado, 163.000 refugiados pediram asilo na Suécia.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17