sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Novo naufrágio no Mar Egeu causa 33 mortos, incluindo 5 crianças

Um novo balanço oficial sobre o naufrágio de uma embarcação de migrantes hoje ao largo da costa turca dá conta de 33 mortos, noticiou a agência noticiosa Anatólia. O balanço anterior dava conta de 10 mortos e de mais de uma dezena de desaparecidos, apesar de as autoridades da Guarda Costeira turca terem conseguido resgatar das águas 43 sobreviventes.

© Yannis Behrakis / Reuters (Arquivo)

As vítimas, entre elas dois bebés e pelos menos mais três outras crianças, são maioritariamente da Síria e Afeganistão, mas também oriundas da distante Birmânia, acrescenta a Anatólia.

O naufrágio da frágil embarcação deu-se no Mar Egeu, quando os migrantes tentavam sair da Turquia com destino à ilha grega de Lesbos.

A Guarda Costeira turca ainda está a tentar determinar quantos migrantes seguiam a bordo da embarcação.

Na quinta-feira, 24 migrantes, entre eles 10 crianças, entre sírios e afegãos, morreram também num naufrágio ao largo da ilha grega de Samos.

Dados do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), desde o início deste mês que já chegaram à Europa via Mar Mediterrâneo 46.240 migrantes - 44.040 chegaram à Grécia e 2.200 a Itália.

A grande maioria, 84%, são refugiados, cidadãos que países em conflito.

Mais de 230 pessoas já morreram no mar ou são consideradas desaparecidas desde o início deste mês.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16