sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Novo naufrágio no Mar Egeu causa 33 mortos, incluindo 5 crianças

Um novo balanço oficial sobre o naufrágio de uma embarcação de migrantes hoje ao largo da costa turca dá conta de 33 mortos, noticiou a agência noticiosa Anatólia. O balanço anterior dava conta de 10 mortos e de mais de uma dezena de desaparecidos, apesar de as autoridades da Guarda Costeira turca terem conseguido resgatar das águas 43 sobreviventes.

© Yannis Behrakis / Reuters (Arquivo)

As vítimas, entre elas dois bebés e pelos menos mais três outras crianças, são maioritariamente da Síria e Afeganistão, mas também oriundas da distante Birmânia, acrescenta a Anatólia.

O naufrágio da frágil embarcação deu-se no Mar Egeu, quando os migrantes tentavam sair da Turquia com destino à ilha grega de Lesbos.

A Guarda Costeira turca ainda está a tentar determinar quantos migrantes seguiam a bordo da embarcação.

Na quinta-feira, 24 migrantes, entre eles 10 crianças, entre sírios e afegãos, morreram também num naufrágio ao largo da ilha grega de Samos.

Dados do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), desde o início deste mês que já chegaram à Europa via Mar Mediterrâneo 46.240 migrantes - 44.040 chegaram à Grécia e 2.200 a Itália.

A grande maioria, 84%, são refugiados, cidadãos que países em conflito.

Mais de 230 pessoas já morreram no mar ou são consideradas desaparecidas desde o início deste mês.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.