sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 10 mil crianças migrantes desapareceram na Europa

Mais de 10 mil crianças migrantes não acompanhadas desapareceram na Europa nos últimos 24 meses, alerta a Europol. A agência policial da União Europeia receia que a maioria destas crianças seja vítima de redes de crime organizado.

Menina síria à chegada à Grécia.

Menina síria à chegada à Grécia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Milhares de crianças desapareceram depois de ter sido registada a sua entrada na Europa, disse o chefe da Europol, Brian Donald, numa entrevista ao jornal britânico Observer.

Dados da agência policial apontam para o desaparecimento de cerca de 5 mil crianças que foram registadas em Itália, uma das portas de entrada na Europa para os refugiados que chegam pelo Mediterrâneo. Outras mil foram dadas como desaparecidas na Suécia.

"Não é descabido afirmar que estamos a falar de mais de 10 mil crianças", disse Brian Donald. "Mas nem todas serão vítimas de exploração criminosa; várias ter-se-ão reunido com a família. É só porque não sabemos onde estão, o que fazem e com quem estão", sublinhou o responsável.

Os menores que viajam sem a companhia de um adulto são o grupo mais vulnerável deste fluxo migratório, o pior desde a II Guerra Mundial.

De acordo com a organização Save the Children, estima-se que 26 mil crianças entraram sozinhas na Europa durante o ano passado. A Europol calcula que os menores são 27% do milhão de pessoas que entraram em 2015.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47