sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 10 mil crianças migrantes desapareceram na Europa

Mais de 10 mil crianças migrantes não acompanhadas desapareceram na Europa nos últimos 24 meses, alerta a Europol. A agência policial da União Europeia receia que a maioria destas crianças seja vítima de redes de crime organizado.

Menina síria à chegada à Grécia.

Menina síria à chegada à Grécia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Milhares de crianças desapareceram depois de ter sido registada a sua entrada na Europa, disse o chefe da Europol, Brian Donald, numa entrevista ao jornal britânico Observer.

Dados da agência policial apontam para o desaparecimento de cerca de 5 mil crianças que foram registadas em Itália, uma das portas de entrada na Europa para os refugiados que chegam pelo Mediterrâneo. Outras mil foram dadas como desaparecidas na Suécia.

"Não é descabido afirmar que estamos a falar de mais de 10 mil crianças", disse Brian Donald. "Mas nem todas serão vítimas de exploração criminosa; várias ter-se-ão reunido com a família. É só porque não sabemos onde estão, o que fazem e com quem estão", sublinhou o responsável.

Os menores que viajam sem a companhia de um adulto são o grupo mais vulnerável deste fluxo migratório, o pior desde a II Guerra Mundial.

De acordo com a organização Save the Children, estima-se que 26 mil crianças entraram sozinhas na Europa durante o ano passado. A Europol calcula que os menores são 27% do milhão de pessoas que entraram em 2015.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.