sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Avó e pescador de Lesbos na lista para Nobel da Paz

Emilia, 85 anos, e Stratis, 40, estão na lista para o Nobel da Paz. São dois cidadãos gregos que, tem em comum, a ilha de Lesbos e o facto de terem ajudado, no mar e em terra, homens, mulheres e crianças que fogem da guerra.

Emilia Kamviski, de 85 anos foi fotografada a alimentar um bebé sírio em Lesbos.

Emilia Kamviski, de 85 anos foi fotografada a alimentar um bebé sírio em Lesbos.

© Petros Tsakmakis / Reuters

Stratis Valiamos, 40 anos, pescador, ajudou dezenas de pessoas durante um naufrágio

Stratis Valiamos, 40 anos, pescador, ajudou dezenas de pessoas durante um naufrágio

© Giorgos Moutafis / Reuters

"O que é que eu fiz? Eu não fiz nada?" diz Emilia Kamvisi, de 85 anos. Mas fez. Ajudou em terra muitos refugiados que se lançaram ao mar, às escuras, para fugir à guerra, para pisar solo europeu.

Numa dessas ocasiões foi fotografada, com duas amigas, a alimentar um bebé com um biberão. Aconteceu em outubro do ano passado. A imagem correu mundo. A Grécia, o país que a viu crescer, decidiu sugerir o seu nome para o Nobel da Paz.

Emilia é filha de refugiados e desses tempos guarda memórias. Conta que viu cenas que lhe fizeram lembrar os tempos da ocupação nazi: "pessoas a chorar nos botes, a deixarem as suas casas, a dormir nas ruas". Não podia, por isso, ficar de braços cruzados.

Mas não é a única. Stratis Valiamos, 40 anos, pescador da ilha de Lesbos, também foi proposto para o Nobel da Paz. Também ele espelha o comportamento e atitude do país, quer ao nível das organizações quer dos voluntários, que ajudaram a salvar homens, mulheres e crianças que fugiam da guerra e da pobreza. É desta forma que o Governo grego sustenta as nomeações.

"Quando estás a pescar e vês um barco a afundar-se ao teu lado e as pessoas a gritar por ajuda, não podes fingir que não estás a ouvi-las" diz Stratis que, também em outubro passado, salvou dezenas de pessoas do mar. 240 pessoas foram salvas durante o naufrágio, recorda. "As pessoas dizem que somos heróis, mas isto não é heroísmo, é uma coisa normal".

Susan Sarandon,a atriz norte-americana, foi também proposta pela Grécia. Passou o Natal e o Ano Novo em Lesbos a ajudar os refugiados e a recolher as suas histórias.

Na internet, surgiu também uma petição, para acrescentar à lista, os habitantes das ilhas gregas, que recebem refugiados.

O Instituto Nobel Norueguês não divulga os nomes dos nomeados para o prémio. Já quem faz as propostas pode divulgá-los.

Entre os candidatos para a edição deste ano,estão Edward Snowden, um ex-consultor da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e os negociadores do processo de paz da Colômbia, de acordo com a Agência Reuters.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.