sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Governo disponível para acolher 2 mil refugiados no superior e mil no profissional

O ministro adjunto Eduardo Cabrita afirmou hoje em Penela, Coimbra, que um levantamento feito pelo Governo permite que Portugal possa acolher 2.000 refugiados no ensino superior e mil nas escolas profissionais portuguesas.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O levantamento "já feito, quer no ensino superior universitário quer politécnico, permitirá passar de 150 para 2.000 estudantes" refugiados a acolher, disse hoje o ministro adjunto Eduardo Cabrita, que falava no final de uma visita à Escola de Penela, em que contactou com as crianças sírias e sudanesas que estão há três meses a viver neste concelho do distrito de Coimbra.

Segundo o ministro, este acolhimento no ensino superior vai contar com "alojamento, aulas de português e noutros casos com frequência de aulas em inglês".

Quanto às escolas profissionais, também foi feito um levantamento nacional, que irá permitir a Portugal "acolher, numa primeira fase, perto de mil estudantes" nessas mesmas escolas.

Em declarações aos jornalistas, Eduardo Cabrita sublinhou que Portugal tem uma "posição de abertura" relativamente ao acolhimento de refugiados, sendo que será possível "aprofundar experiências de integração".

"Podemos ir mais além neste esforço de inclusão que tão bem contribui em municípios como Penela", marcados pela baixa densidade demográfica, apontou.

Hoje, o primeiro-ministro, António Costa, oferece à chanceler alemã Angela Merkel, apoio na integração de refugiados, nomeadamente para receber estudantes.

"Eu gostaria de dizer à senhora Merkel que além do esforço que estamos empenhados, quer na vigilância das fronteiras externas da União, quer nos trabalhos dos 'hotspots' (registos de refugiados), estamos disponíveis numa base bilateral para colaborar e ajudar a Alemanha", referiu o chefe do executivo.

Essa colaboração é uma "excelente oportunidade" para Portugal, ao manter alunos nos politécnicos e universidades, "onde por via do efeito demográfico têm vagas".

Lusa

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.