sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França e Alemanha entram em acordo sobre refugiados e Brexit

O presidente francês e a chanceler alemã mantiveram hoje um encontro informal, ao jantar, em Estrasburgo, durante o qual concordaram numa "linha comum" sobre a crise dos refugiados e o 'Brexit' britânico, disseram fontes da presidência francesa.

© POOL New / Reuters

O jantar, a convite do presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, foi antecidido de um encontro de hora e meia entre François Hollande e Angela Merkel.

Os dois responsáveis abordaram a situação na Síria, em particular em Aleppo, onde está em curso uma ofensiva das tropas do regime de Damasco, manifestando "uma forte preocupação partilhada", disseram as mesmas fontes.

Hollande e Merkel "estão completamente de acordo" sobre os meios de reabsorver o fluxo de refugiados e na prioridade da aplicação do plano de ação europeu.

Sobre o dossier 'Brexit' (a eventual saída do Reino Unido da União Europeia), François Hollande e Angela Merkel chegaram a "um entendimento comum sobre o projeto de acordo com o Reino Unido na perspetiva do próximo Conselho Europeu", a 18 e 19 deste mês, para evitar a saída deste país da UE, de acordo com fontes da presidência francesa.

Os dois líderes debateram também "as crises" europeias e o crescimento do populismo na Europa, de acordo com fontes do gabinte do presidente do PE.

Hollande, Merkel e Schulz jantaram num restaurante típico de Estrasburgo, situado a algumas centenas de metros da catedral, nas margens do rio Ill.

O encontro decorreu à porta fechada, alguns dias antes da cimeira europeia em Bruxelas, e não fizeram qualquer declaração à entrada ou à saída.

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.