sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França e Alemanha entram em acordo sobre refugiados e Brexit

O presidente francês e a chanceler alemã mantiveram hoje um encontro informal, ao jantar, em Estrasburgo, durante o qual concordaram numa "linha comum" sobre a crise dos refugiados e o 'Brexit' britânico, disseram fontes da presidência francesa.

© POOL New / Reuters

O jantar, a convite do presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, foi antecidido de um encontro de hora e meia entre François Hollande e Angela Merkel.

Os dois responsáveis abordaram a situação na Síria, em particular em Aleppo, onde está em curso uma ofensiva das tropas do regime de Damasco, manifestando "uma forte preocupação partilhada", disseram as mesmas fontes.

Hollande e Merkel "estão completamente de acordo" sobre os meios de reabsorver o fluxo de refugiados e na prioridade da aplicação do plano de ação europeu.

Sobre o dossier 'Brexit' (a eventual saída do Reino Unido da União Europeia), François Hollande e Angela Merkel chegaram a "um entendimento comum sobre o projeto de acordo com o Reino Unido na perspetiva do próximo Conselho Europeu", a 18 e 19 deste mês, para evitar a saída deste país da UE, de acordo com fontes da presidência francesa.

Os dois líderes debateram também "as crises" europeias e o crescimento do populismo na Europa, de acordo com fontes do gabinte do presidente do PE.

Hollande, Merkel e Schulz jantaram num restaurante típico de Estrasburgo, situado a algumas centenas de metros da catedral, nas margens do rio Ill.

O encontro decorreu à porta fechada, alguns dias antes da cimeira europeia em Bruxelas, e não fizeram qualquer declaração à entrada ou à saída.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22